um blog sobre todas as coisas em geral

Sobre o Mote con Huesillos

Promessa é dí­vida. E estou aqui para quitar meus débitos acerca do tão falado Mote con Huesillos. O nome, como você já deve ter lido, deve-se ao fato de seus principais ingredientes serem o grão do trigo (mote) e o pêssego cozido (huesillo).

Eu preferiria dizer que são famigerados além de tão falados. Mas deixarei isso para você depois que experimentar um nas inúmeras carrocinhas que vendem a iguaria pelas ruas de Santiago.

Como dito, é uma bebida bem tí­pica e caracterí­stica do Chile (especialmente da região de Santiago – mas encontrada em todo o paí­s). Trata-se de um caldo onde foram cozidos pêssegos e grãos de trigo descascados que se bebe / come bem gelado, com o auxí­lio de uma colher, bem ao estilo sucrilhos.

Mas não se deixe enganar pelo estilo de se comer a coisa. O gosto nada tem a ver com qualquer comida ou bebida que você por ventura tenha experimentado em sua vida e que lembre sucrilhos. A coisa que mais se assemelha í  experiência de um mote con huesillos é – imagino – dar uma bela lambida nas costas de uma lhama daquelas bem sujas.

Mote

É isso mesmo. A cada colherada/gole, eu me sentia mais e mais inserido em algum tipo de curral imaginário onde lhamas, vicuí±as e alpacas estariam confinadas por alguns anos sem qualquer tipo de cuidado em termos de higiene. Ou seja: é ruim demais. Se você espera algo doce por causa do pêssego, esqueça. O mote é bem… digamos… peculiar.

Não desrecomendo a experiência de deliciar-se com um, entretanto. É bem barato e, qualquer impressão mais forte, basta jogar fora (o que eu não fiz). Por pior que tenha sido, posso dizer que já provei…

Procurando pela internet, achei mais uma pessoa que experimentou o tal mote con huesillos, além de também ter bebido o Bilz e o Pap – coisa que eu também fiz. Só que tenho opinião diferente com relação ao Pap. O Bilz é, realmente muito ruim. Já o Pap, é uma delí­cia… Lembra o gostoso Guarapan.

Obs: Quase todos que comentaram sobre o mote com huesillos disseram que gostaram da bebida. Realmente, acho que demos muito azar, pois adoramos sabores novos. Precisamos voltar ao Chile. E você, o que acha? Já experimentou?

Anteriores

Comida chilena

Próximo

Histórias e romances e lembranças

  1. Ela

    Acabei de me lembrar que a água mineral chilena merece um tópico especial.

  2. Opa! Vim agradecer a gentil visita, o link relacionado e o comentário a respeito do tema! Eu fiquei surpreso positivamente com o mote con huesillos. Tomaria outro com facilidade. O mesmo não digo realmente dos genéricos de “Guaraná Jesus”… Jesus!!!

    Grande abraço!

  3. spectro

    Olha, sinto dizer que a sua experiência com o Mote con huesillos foi lamentável. Esse definitivamente não é o gosto que deveria ter. O kiossco q vc comrpou devia servir de cama para lhama, ou sei lá.
    è muito bom, é doce sim, e tem gosto de pêssego desidratado e calda de açúcar. Morei 8 anos lá, deu p comer bastante. E não, nao foi alterado meu paladar nessa estadia.

  4. Ela

    Pois é, que pena… mesmo. Nós adoramos experimentar coisas novas e somos bastante abertos a novas experiências alimentares. Com certeza nosso mote estava mal feito, ruim, sei lá… e nós compramos em um lugar turístico; talvez tenha sido este o erro. Voltando ao Chile, faremos questão de experimentar outros motes con huesillos.

  5. Thiago Faria

    Quanta injustiça com a famigerada bebida chilena. O mote con huesillos é refrescante, saboroso e nutritivo. Comi/bebi em todas as barraquinhas em que tive oportunidade, só deixando muito a desejar, um que eu comprei em Valparaíso (Chacabuco com Francia), que inclusive me deu um “piriri” daqueles.

  6. Ela

    Pois é, Thiago, chegamos a conclusão que demos um azar danado. E o chato é que logo o primeiro mote foi ruinzinho.. depois da sua opinião e de outros dois leitores, ficamos morrendo de vontade de experimentar outros motes!

  7. Johnny Questions

    Vc tem um pessimo gosto e eh muito preconceituoso!
    O Mote con Huessilo eh DELICIOSO, nunca comi/bebi nada tao incrivelmente e surpreendentemente (visto a aparencia extranha) GOSTOSO.
    O Bilz e o Pap tb sao SENSACIONAIS, o Ken Piña eh tb MUITO bom.O unico refri hororoso eh mesmo o Ken Max…bebidas energeticas sempre falham miseravelmente em ter um bom paladar.

    Todas as experiencias palativas no Chile sao altamente recomendadas, principalmente o Pisco Sour e o Pastel de Choclo

    • Ela

      É, achamos que demos muito azar com o mote com huesilhos que experimentamos. Quando retornarmos ao Chile não deixaremos de tentar novamente. Obrigada pelo comentário.

  8. Marcos Villela

    Provei o “mote con huesillos” em Santiago, no Cerro San Cristóbal e achei… sem graça! O “pisco sour” dá de cem a zero nesse refresco!

  9. simone e helder

    Nós tb experimentamos o tal mote com huesillos e para nossa surpresa, é realmente uma delícia. Gostamos tanto que preparamos uma versão brasileira da bebida, por causa da saudade daquele sabor original e expetacular!!!
    um abraço!!!

  10. Carlos

    Por favor, quem for a Santiago, não se deixe levar pelo primeiro comentário desastroso e injusto acima. Esta é uma bebida natural, refrescante, saudável, muito barata, para o verão, deve ser bem gelada, é adorada pelos chilenos e acima de tudo é DELICIOSA!
    Deve ser sorvida a colheiradas como eles fazem. É bem mais saudável e refrescante que todos os refrigerantes que conhecemos.

  11. Simone

    Eu gosto muito de mote c huesillos, mas eu ainda prefiro a água de mote, que é vendida separada e é um ótimo refresco pra ensolarada Santiago, pra quem viaja no verão.
    O que eu não recomendo é a coca-cola de lá, que como a água de lá não é muito boa (especificamente a de Santiago), automaticamente o sabor da coca é outro e os amantes desse refrigente sentem muito essa diferença.
    Outra coisa q eu não recomendo, é vc sair pra conhecer outro país e se limitar a comer só arroz com batatas ou Mc Donald´s e Burguer King (com excessão do sanduiche com palta do Mc e do sanduiche com salmão do BK), q é o que a maioria dos brasileiros q vão pra lá fazem.

  12. laudeneti

    Li seu comentário e creio que o meu é diferente do seu. Cheguei ontem de Chile e confesso que uma bebida que gostei muito doo mote con huesillos. Tem sim um sabor diferente das bebidas que tomamos, porém é um sabor peculiar da região e vale a pena experimentar. Eu particularmente aprovei.

  13. Ufa….resolvido! Vou experimentar o mote com huesillos não vou tomar coca-cola e os refrigerantes vamos provar. Vou para lá na semana que vem. Quando voltar digo o que achei.

  14. Jurandir Paiva

    Pessoal, cheguei dia 30 de Janeiro de Santiago onde permaneci desde o dia 30 de Dezembro e também levei azar pois o primeiro Mote con Huesillos que provei foi no Cerro San Cristóban e detestei. Depois provei outros em MEI e gostei. Acho que é melhor experimentar em varios lugares já que é artesanal, depende de quem faz. Quanto ao Bilz e Pap achei muito bons, aliás em Santiago tem uma variedade de refrigerantes e água gasosa com sabor que me surpreendeu. Só não andem de metrô sem um mapa porque vão ficar o dia inteiro perdidos e pedindo informação. Recomendo visitar, e se puder vou morar lá.

  15. Paula

    eu simplesmente AMEI mote con huesillos… sonho em voltar pro Chile pra tomar outro…. o mehor que eu bebi/comi foi na entrada do metro… mas tb tomei um no topo do furnicular que tava ruim… beijos e boa sorte na proxima !!

  16. Juana Roxana

    Fiquei desapontada ao ler seu comentário a respeito do mote con huesillos. Sou chilena e moro a mto tempo no Brasil, mas ainda tenho na minha lembrança a gostosa sensação de tomar essa bebida gelada num dia de calor. Vc sabia q tb fica delicioso feito no leite!
    Adorei saber q o Mc de lá prepara sanduiches com abacate!

    • Ela

      Juana,

      A cada dia que passa temos mas certeza que demos azar com o mote que experimentamos. E como só experimentamos um, acabamos ficando com a má impressão. Temos que voltar ao Chile (amamos o seu país) e, quando o fizermos, vamos experimentar o mote em vários outros lugares. Eu tenho certeza que a experiência vai se modificar.

      abraços e obrigada pela visita. Ela

  17. waldo zenon toro pozo

    oi pessoal,fiquei admirado sobre o pouco conhecimento da pessoa que feis o comentario sobre o mote com huesillos, fazendo uma comparação de llamas ,alpacas e vicuñas e outros bichos que só existem na bolivia sera que não foi na bolivia onde ele experimento tal iguaria

  18. Luis.

    Bem, acabo de retornar de uma viagem ao Chile e devo dizer que o “mote con huesillos” não foi a pior coisa que provei na vida. O unico problema é que, para salvar um amigo, perante nosso anfitrião, tive que ingerir dois (dos grandes) e acabei ficando empapuçado. No supermercados tem um industrializado, que não ousei provar.
    Em relação aos refrigerantes, o Pap (de papaya – não o mamão) é agradavél. O Ken tinha gosto de Estomazil…Provei ainda o Canadá Dry, que lembrou uma Sprite, mais agradável.
    Retornarei em breve e terei a oportunidade de provar novos sabores. Depois compartilho as experiências

  19. Rafaélli

    Gostamos tanto do mote com huesillos eu e minha esposa que trouxemos o trigo cru e fizemos em casa, e já estou em contato com algumas empresas que fazem transporte ao Chile para que nos tragam mais mote, pois virou um vício. A barraquinha que eu indico em Santiago é a da esquina da Av. Providencia com Ricardo Lyon. Abraços.

  20. Poxa tô doido pra provar esse mote… estou indo a Santiago em março… o negócio é polêmico mesmo. Acho que vou experimentar em tr~es lugares diferentes…euehueheuheu

  21. Rainor

    Acabei de voltar de Santiago e experimentei o Mote de huesillos. Achei bem gostoso e refrescante, além de barato. Tem gosto de pêssego em calda, mas não é tão doce e o trigo é bom de comer com a colher. O que eu achei estranho no Chile foi o suco de “melon” que tinha cor de suco de melancia (mais vermelho) e um gosto totalmente estranho. Não era ruim, mas totalmente diferente do que eu entendo por “melón”.

  22. Olá Ela! Eu voltei e provei o mote! Realmente não achei a bebida 100%. Gostei bastante da parte líquida que predomina o sabor do pêssego. O problema é que tinhas uns pêssegos super passados, mais escuros… e o trigo eu realmente não gostei de comer… mas enfim, vou reforçar a idéia de que cada um deve ter sua experiência… (boa ou má) e se me permite vou deixar aqui o link do relato completo da minha: http://euvou.blog.com/2011/04/mote-con-huesillos/

  23. Ai gente… e se eu disser que curti muito? OK, era depois de um belo almoço no mercado (aliás, no qual comemos um delicioso peixe, o congrio, com um molho de mariscos que… hummmm…), então a bebida – que deve ser um tanto calórica, ou seja, mata a fome – não caiu como deveria se eu estivesse faminta. Mas gostei, sim! Adoro grãos e adoro damasco. Podia só ser um pouco menos doce, mas aí é coisa específica do meu paladar mesmo…

  24. lucas

    meu caro,,, porque v c foi tao infeliz para descrever o mote c on huesillos,,,, seu paladar ,deve ser lamentavel,,,, por acaso ja lambeu uma lhama imunda,,,rsrs

  25. Vieira

    Vc foi feito pra comer feijao com arroz

  26. Leo

    Olha, quanta infelicidade foi sua experiência com o mote con huessillos, a bebida é maravilhosa. Experimente em qualquer kiossco do passeio ahumada, são excelentes e baratos. Extremamente refrescantes, saborosos, doces sim… nada a ver com llamas e alpacas!
    De tão bom, trouxe os ingredientes para fazer em casa, encontrei seu comentário buscando a receita.
    Tente superar o preconceito e experimentar novamente.

    • Ele

      Oi Leo! Estamos loucos para voltar lá e experimentar o Mote! De tanta gente falando sobre o assunto, só pode ter sido um baita infortúnio mesmo a nossa experiência. Queremos rever isso 🙂

    • Ele

      Oi Leo! Estamos ansiosos para voltar lá e experimentar o mote novamente. Uma pena que tenhamos dado tanto azar. Tenho certeza – depois de tantos comentários – que deve ser excelente….

  27. bri

    fui ao CHILE adorei tudoooo, o mote a gente, o pais educado, tudo depnde do lugar e as pessoas que visito

  28. bri

    adorei tudo no chile, tudo depende do lugar que visito.
    amei to voltando.

  29. Caio Cabral

    Olá!

    Fui ao Chile recentemente e tomei vários mote con huesillos… amei!!! Porém entendo o comentário de vocês, teve um que estava horrível (joguei fora) e minha amiga chilena também detestou e jogou fora… mas os demais que tomamos estava maravilhoso!!!

    Vale a pena experimentarem novamente!

  30. guilherme

    minha esposa e eu provamos em santiago, ela não gostou.. eu achei apenas “ok”. cheguei até tomar uma segunda vez no cierro santa lucia, mas dessa vez pedi pra não colocar o mote, tomei só o caldo de pêssego gelado mesmo, e foi melhor que tomar coca 😀 era verão, tava calor e andamos muitos.. um caldinho daquele bem gelado foi realmente bom hehe

    • Ela

      Pois é, a cada comentário que recebemos mais vontade temos de voltar ao Chile! 🙂

  31. Ivan

    O Mote é ruim, sem graça mesmo. E para os radicais acima, que se derretem pela bebida como se estivessem rezando num culto fanático, respeitem a opinião d quem nao gosta, que sao MUITOS!!!

  32. Edson

    Olá! Voltei do Chile nesta terça, dia 27/11. Fiquei 5 dias em Pucon e 5 dias em Santiago. Eu e minha esposa tomamos o Mote con Huesillos depois de um comentário da professora, que é chilena, de Espanhol de minha esposa. Em Pucon o refresco tinha um gosto muito parecido com o de Guaraná e levemente adocicado. Achei gostosa a bebida, mas nada que fosse marcante. Em Santiago o mesmo refresco é bem mais encorpado e adocicado, tanto que gostamos bastante e bebemos todos os dias que ficamos lá. Para quem gosta de bebidas naturais, o Mote con Huesillos é uma boa pedida, melhor do que as porcarias de refrigerantes que se vendem mundo afora.

  33. Ricardo

    O Mote é delicioso, sim. Creio que vc deu azar. Além das barracas e carrinhos que vendem a bebida, é possível encontrá-lo industrializado. O sabor é delicioso e super refrescante.

  34. alfonso lopez

    Eu suo chileno a 35 anos residente neste belo pais ,estive no chile com ninha familia em dezembro 2013 , aminha familia nao conhecia o Chile e se encantarão com o mote com husillos , eu acredito que vç estaba em outro lugar pois em Santigo nao tem llamas,nem vicuhas (animais típicos do altiplano Boliviano )eu sugiro que o sr. faza ama nova experência vistando ocerro Sao Cristobal , que donde encontrará o melhor mote com huesillos de Santigo de Chile.

    • Ela

      Oi amigo chileno! Primeiro queríamos dizer que amamos o seu país. Lugar maravilhoso e de pessoas muito educadas e agradáveis. Chamar o mote de gosto de llamas e vicunhas foi apenas, mesmo, uma brincadeira. Como dizer, por exemplo, que comemos aqui no Brasil uma coxinha com gosto de pelo de elefante. Como estivemos no Atacama e vimos alguns destes animais por lá, brincamos com isso. Eu tenho certeza que devemos ter experimentado um mote estragado ou algo assim, pois ele estava – de verdade – muito ruim.
      Mas voltaremos ao Chile, com certeza, e tomaremos muitos motes por lá.
      Bom, veja nossos outros posts sobre o Chile! Temos uma tag apenas com posts sobre o Chile. O seu país natal é realmente um encanto. Obrigada pela visita!

  35. Ela

    Uuufa !!! , que alivio ,vs. me deixou mais aliviado , obrigado por gostar do meu pais , eu sou suspeito para falar dele mais eu tambem sou apaixonado pelo Brasil e suas costumes , so me falta descobrir onde poço comprar trigo mote pois eu trouce husillos e quero preparar aqui para os amigos . Um abraço…………… Alfonso

  36. marcos

    O mote con huesillos é uma delicia, fui ao Chile e provei e aprovei, porém não consegui comer todos os grãos de trigo, pois vem bastante, e ai fiz a alegria dos pombos, que ficam até perto da barraquinha e dos bancos no Paseo Ahumada só esperando. Experimente mais vezes que você irá gostar, pois o fato de ser uma bebida artesanal (acho que não pode vender nos restaurantes e cafés), varia muito de um lugar para outro. E suco de chirimoya e de arandano, alguem já bebeu? É uma delicia !!! Recomendo !!!

  37. Elisa

    Olá!
    Fiquei surpresa com o seu depoimento a respeito do MOTE CON HUESILLOS… Achei a bebida saborosíssima e confesso que vou sentir falta de tomá-la aqui no Brasil (rsrsrs). Porém, houve um quiosque no qual comprei a bebida e o pêssego estava horrível… então pode ser que não tenham dado muita sorte, pois tomei em diferentes locais!

  38. Susie

    Fiquei 1 semana em santiago e desde o 1 dia até o ultimo Comi ou bebi mote

  39. mirian

    Acabo de experimentar o mote e apesar de achar muito doce, quero fazê-lo em casa com menos açúcar pois achei gostoso. Acredito que não teve sorte com o lugar q comprou.

    • Ele

      Oi Miriam! Obrigado pelo seu comentário!
      Realmente acho que tivemos muito azar com o mote.
      Acho que está chegando a hora de voltarmos lá e tirarmos a prova 🙂

  40. Wilsimara

    Achei sensacional, um pouco doce mas bem gostoso! Vale a pena experimentar os das barraqyinhas do Cerro San Cristobal

  41. Amanda Ribeiro

    Oi, fui ao Chile no mês de agosto de 2019 e tive a maravilhosa experiência de experimentar o Mote con Huesillos, mais especificamente no cerro San Cristobal. É um suco suuuuper doce, com um pessego gigante e os motes ao fundo, estava um calorzão e a bebida bem gelada, estava muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén