Uma de nossas primeiras viagens juntos foi para Lavras Novas, uma pequena cidade pertinho de Ouro Preto. O lugar é uma gracinha, bem fresquinho, cheio de bares, restaurantes e pousadas bastante agradáveis. Também é cheio de trilhas para trekking e cachoeiras para quem se aventura um pouco mais.

Quando lá estivemos estava um frio lascado; me lembro bem que quando acordávamos não ví­amos nada da paisagem, mas apenas aquela névoa gostosa, que te chama continuamente para os cobertores.

Bem, Lavras Novas é a primeira cidade a ser retratada numa pequena série de 5 posts que serão publicados sobre algumas de nossas andanças por Minas Gerais. Como disse, esta foi a nossa primeira viagem; ainda em 2004.

Durante este mês de julho, enquanto viajamos pelo cerrado mineiro, escalamos a publicação de alguns dos destinos já visitados. Quando voltarmos de nossa pequena incursão pelo cerrado, haverá muita coisa nova e bela para postar.

Mas, enfim, este é o centro de Lavras Novas. Como podem ver, é uma rocinha, mas lotada de bares e restaurantes bem bacaninhas, todos bem rústicos e que surpreendem os visitantes que se deparam com esta pequena vila no alto da serra.

E toda esta movimentação deve-se, claro, aos inúmeros turistas que lotam Lavras Novas, normalmente vindos de Belo Horizonte, nos fins de semana e nos feriados prolongados.

Construção antiga em adobe, preservada para observação e deleite dos turistas. Vale dizer, ainda sobre o turismo em Lavras Novas, que a cidade recebe bem aqueles que gostam de acampar, havendo mesmo uma aura riponga no lugar.

No nosso caso, ficamos na Pousada Bem Querer e fomos muito bem atendidos. Também gostamos bastante da carne com molho chimichurri do Kokopelli, uma delí­cia.

Lojinha de artezanato em Lavras Novas. Como esta há várias, bem enfeitadas, coloridas e charmosas, onde você poderá encontrar toda sorte de trequinhos mineiros.

Enfim, vale a pena dar um pulo em Lavras Novas, especialmente se você já estiver em Ouro Preto. Apenas tenha bastante cuidado com a estrada, que é de terra e bem sinuosa. Por isso mesmo não é aconselhável chegar lá quando a noite já tiver caí­do.