As 1001 utilidades do saião ou kalanchoe fedtschenkoi

Este saião apareceu “do nada” no ficus que veio da casa da sogra. Eu nem sabia que era saião, na verdade, apesar de sempre ter escutado este nome e que seu chá seria  eficaz contra tosses.  Sei de gente que dele faz uso constante. Medicando crianças, inclusive.

Pois então, apesar de o saião não ter uma folhagem tão bela assim, fiquei com pena e o deixei crescer. Foi quando, ao ver suas flores nascerem, me apaixonei. E fiquei me perguntando, ano após ano, porque ninguém daria atenção a seus cachinhos.

Aí, não é que voltando de viagem neste último feriado, em um restaurante na beira da estrada, vimos um vaso de cerâmica cheinho de flores de saião? A foto, infelizmente, não ficou boa, mas dá pra ter ideia de como é o arranjo e de como é simples enfeitar a casa com pouca grana. Basta um pouco de criatividade. E eu posso garantir que o vaso ficou muito interessante, principalmente pela proposta do lugar, de ser rústico e elegante.

Nesta cerâmica  foram usadas flores ainda numa fase inicial, como na segunda foto do post. Fico imaginando quando forem trocadas pelas já rosadas e abertas, como estão as minhas agora (fotos seguintes).  O  vaso vai ficar ainda mais exótico e bonito.

Bom, as flores de saião normalmente começam a aparecer em agosto e não duram muito tempo; apenas o suficiente para eu querer que as minhas plantas  fiquem mais fortes e viçosas a cada  ano. Só não sei se terei coragem de cortá-las para usar as flores como enfeite. Quem sabe se eu fizer mais algumas mudinhas… aí.. talvez..

🙂

Saião

flor de saião

Flor de saião 4

Flor de kalanchoe fedtschenkoi

flor saião

flor de saião 2

flor de saião 3

Vaso com saião

6 comentários sobre “As 1001 utilidades do saião ou kalanchoe fedtschenkoi”

  1. Infelizmente não sei te informar ao certo o nome da planta, Israel.. pesquisei na internet e encontrei apenas o nome que citamos.. também é uma pena não poder te conseguir uma muda.. nós tiramos nosso saião ao remodelarmos os vasos… uma pena… mas acho que esta planta é fácil de encontrar e uma coisa é certa: ela cresce muito e facilmente. Obrigada pelo contato. Volte sempre.

  2. AMIGO, SOU DE SALVADOR, GOSTARIA DE SABER SE ESSA ESPÉCIE É A KALANCHOE BRASILIENSIS, SE FOR TERIA COMO ME CONSEGUIR UMA MUDA COM FLOR?

    QUANTO A RESPOSTA DA PEGUNTA SOBRE OS ORIXAS, É UMA PLANTA DEDICADA A OXALÁ, NO ENTANTO DEVIDO A ISSO SE APLICA A TODOS OS ORIXÁS. É A PRINCIPAL PLANTA DO ABÔ

  3. Não se preocupe com as mudas, tenho aqui em casa ,se deixar as flores no pé, elas espalharão sementes e depois de alguns anos vai virar praga, nasce em todo lugar umido indiscriminadamente.

  4. Pingback: Em Geral » Na rota entre os dois pontos

Deixe uma resposta