Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Lentilhas defumadas – receita vegetariana

Este prato é excelente para dias mais friozinhos. É bastante nutritivo, muito leve  e, o melhor,  fácil de fazer. Como fiz tudo de cabeça, não tenho as porções exatas, mas nada que um pouco de bom senso culinário não resolva. Vamos lá:

Deixe a lentilha seca de molho de um dia para o outro. Isto ajuda a acelerar o cozimento. Após este período, cozinhe o grão e mais umas 2 folhinhas de louro em panela de pressão, tomando cuidado para não encher demais a panela. O ideal é que ela seja preenchida de alimento e água  até 2/3 de sua capacidade apenas.

Passados uns 15 minutos, escorra a lentilha, retire o louro,  e prepare-se para refogá-la. Para tanto você precisará de um punhado de cebola e alho. Eu uso estes temperos com bastante fartura, diga-se de passagem.

Então: usando um pouco de azeite, refogue a lentilha na cebola e no alho fritos, adicione um pouco de água, deixe ferver e acrescente um punhado de abóbora picada. Adicione sal a gosto. Vá experimentando o sal. Se quiser junte pimenta (eu adoro) e caldo de alho, destes comprados prontos mesmo.

Espera-se que quando a abóbora esteja cozida o caldo fique grosso, suculento. Neste momento, desligue o fogo e junte no cozido uma boa porção de queijo provolone picadinho.

Sirva com arroz branco e, se quiser, como eu fiz, com uma porção generosa de talos de espinafre refogados. Posso garantir que o defumado do queijo faz toda a diferença; é realmente uma delícia.

2 comentários

2 comentários até agora

  1. rose agosto 12th, 2010 19:12

    Tá guardada.
    Pra variar….Água na boca.

  2. Guilherme agosto 21st, 2010 18:44

    Parece muito bom! Vou tentar amanhã!

Leave a reply