Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Proteja seu bebê: afaste-o da TV

Recebi hoje de um sobrinho a indicação de um link interessante. A reportagem diz o seguinte: há uma década a Academia Americana de Pediatria sugeria que os pais deveriam limitar o tempo de permanência em frente a TV das crianças menores de 2 anos. Esta recomendação era baseada muito mais no senso comum do que em experimentos, ainda muito incipientes à época.

Agora, todavia, a recomendação é categórica. Expor crianças menores de 2 anos à programação de TV não é bom. Ou melhor: é provavelmente ruim.

A exposição das crianças a este tipo de mídia como ferramenta educacional traz potencialmente efeitos negativos, não detectados benefícios.  Não seria bacana para o período da noite, pois, embora favoreça que a criança adormeça, propicia distúrbios do sono, que podem resultar em problemas de comportamento ou de aprendizagem. O convívio com os pais também pode ficar prejudicado pelo excesso de TV.

E mesmo quando a mídia serve de pano de fundo para uma ocasião, ela distrai os bebês que estejam em alguma brincadeira, o que é pernicioso para o desenvolvimento. É fato que os pais não conseguem passar o dia lendo para seus filhos ou brincando com eles, mas é bom que os ensinem a serem um pouco independentes e a terem momentos de boa solidão, ocasião em que poderão se distrair sozinhos e botar a imaginação para funcionar.

Enfim.. criar filhos não é fácil… todo mundo sabe… será que conseguiremos afastar os nossos ao máximo da TV e afins pelo menos pelos 2 primeiros anos de suas vida?

Se depender da mamãe, vamos.

3 comentários

3 comentários até agora

  1. rose outubro 21st, 2011 19:51

    Pur verdade.Até para nós adultos a tv nos afasta um dos outros.Uma individualidade tamanha.
    Um almoço com a tv ligada é cada um na sua.Todo mundo nem mesmo nota o que está no prato.
    Evite o máximo que puder, só assim vão saber o que é uma tarde gostosa, iluminada…rsrsrssr
    Falei !
    Bjs, Ela e Eles.

  2. maria luiza outubro 24th, 2011 14:17

    Oi Ela!!!
    Concordo com tudo que vc postou!
    Só que quando chega uma fase da vida dos nossos filhos, vc vai perdendo o controle!!
    Meu consultório foi em casa 14 anos e cuidava deles,
    da casa e etc!!
    E tem hora que sinceramente, sem demagogia, vc dá graças a Deus por ter uma babá eletrônica!!!
    Não dá pra querer ser a “mãe perfeita”…
    E hoje vejo como meus filhos são equilibrados e maravilhosos!
    Não precisa exagerar!!
    hehehehe

    bjsjss

  3. […] Já falamos disto aqui, mas vou repisar: “… há uma década a Academia Americana de Pediatria sugeria que os pais deveriam limita… […]

Leave a reply