Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Somos todas Vadias – Marcha das Vadias em BH – 05/12

“Ser chamada de vadia é uma condição machista.  Os homens dizem que a gente é vadia quando dizemos ‘sim’ para eles e também quando dizemos ‘não”.  Julia Zamboni

Amanhã, sábado, dia 26 de maio de 2012, será realizada mais uma Marcha das Vadias em Belo Horizonte. A concentração ocorrerá a partir das 13 hs, na Praça da Rodoviária e a passeata toma o rumo da Praça da Estação.

A primeira Marcha das Vadias ocorreu no Canadá, em protesto às declarações machistas de um policial que investigava estupros em uma universidade de Toronto. O policial teria dito que as mulheres deveriam evitar se vestirem como vadias. Após este ocorrido houve um protesto que levou mais de 3000 pessoas às ruas da cidade. E desde então a Marcha vem tomando seu espaço pelo mundo.

Parece brincadeira, mas bem antes de a Marcha das Vadias ser levada a sério eu dizia a Ele que as mulheres precisavam se reunir e todas, em alto e em bom som, gritar a todos os ventos que somos livres, donas de nossos corpos, nossas vontades e que nos impingir a pecha de vagabundas nada significaria.

Então, quando vi pela primeira vez na TV a Marcha das Vadias fiquei muito feliz. E tive vontade de estar ali.

Porque somos livres.

E, se ser livre é ser vadia, somos todas vadias.

Nenhum comentário

No comments yet. Be the first.

Leave a reply