Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Rede de colaboradores – VP

Emagrecer requer mudança de hábitos, a maioria deles conosco há longa data. Se estivermos sozinhos nesta busca teremos muito mais dificuldades.

A necessidade de colaboradores, enfim, foi o tema da palestra desta semana.

Imagine uma pessoa que começa a frequentar as reuniões dos Vigilantes do Peso, mas chega em casa e encontra toda sorte de guloseimas disponíveis. No almoço há frituras, carnes gordas, refrigerante e doces. Na cozinha biscoitos recheados, bolos e chocolates.

Agora imagine a mesma pessoa chegando em casa e encontrando um almoço leve: arroz, feijão, legumes, folhas, uma carne magra ou soja. À mesa não há bebidas e, como sobremesa, é servida uma fruta. Na geladeira, frutas picadas, pães integrais, queijos magros. Na despensa, pipoca,  biscoitos sem recheio ou integrais, leite de soja light, atum em lata, geleia de fruta..

Fica fácil saber em qual das situações o ‘vigilante’  está sozinho em sua empreitada e em qual delas ele tem pelo menos um colaborador.

Colaboradores são aquelas pessoas que entendem sua necessidade de mudar de vida e que até participam destas mudanças, aderindo ao novos hábitos. São nossos pais, nossos companheiros, filhos e amigos.

No meu caso, como eu mesma faço as compras e a comida da casa, escolho quase sempre o que entra na cozinha, mas se eu não tivesse um grande colaborador (Ele), seria muito mais complicado.

Conheço mulheres que tentam se reeducar, mas os maridos boicotam – conscientemente ou não – seus propósitos. Diante de uma alimentação mais saudável em casa acabam aparecendo com sanduíches, pastéis, pizzas, chocolates e todas as delícias que, embora possamos comer, devem ser bem administradas.

Bom, resumidamente, a ideia é esta: se você está em um programa de reeducação alimentar, seu grupo de convivência deve estar envolvido e este apoio é crucial para seu sucesso. Caso este apoio não apareça é hora de conversar, pedir ajuda, ser franco e firme. Quem sabe os bons hábitos não sejam copiados?

E se o ‘vigilante’ é o responsável pela alimentação da casa, melhor ainda. Todos podem seguir o programa. Feito de forma correta será incorporado sem maiores questões, por todos da família.

Nenhum comentário

No comments yet. Be the first.

Leave a reply