Não se trata aqui de um docinho com poucas calorias, pra ser comido como se não houvesse amanhã.  Estes docinhos são muito calóricos, porém saudáveis, compostos apenas de frutas, castanhas e, neste caso em especial, cacau em pó sem açúcar.

Pois então: desde que meus bebês nasceram, eu tento viver uma vida mais equilibrada, sem guloseimas em excesso. Tenho me adaptado aos poucos, mas tudo vale quando me lembro que hábitos saudáveis são passados aos filhos mais pelo exemplo do que pela simples informação.

Então não faço ou compro doces em casa. Eles mesmos, agora com 1 ano e 11 meses, ainda não comeram doces tradicionais.  E o paladar destes pequenos tem sido invejável. Comem com boca muito boa toda sorte de frutas (cada um com suas preferências) e ainda comem muitas frutas secas. Isto sem falar que quase nunca recusam legumes. Graças, eu entendo, ao afastamento de alimentos saturados de açúcar ou sal.

Mas, voltando ao doce, este aí­ é meu primeiro teste com este tipo de gostosura.   Já fiz mais 4 massas da espécie e algumas ficaram bem mais docinhas que esta da foto. Se você é fã incondicional de açúcar deve experimentar primeiro as outras receitas que darei.

Neste caso eu usei:

  • 1 + 1/2 xí­cara de ameixa seca
  • 100 gramas de castanha do pará
  • 1/2 xí­cara de farinha de castanha de cajú
  • 3 colheres de sopa cheias de cacau em pó sem açúcar
  • castanha de cajú picadinha para enrolar (xerém)

Não há mistério. É só triturar tudo no processador e depois enrolar. Fui colocando os ingredientes pouco a pouco, na ordem da receita.

Ficou bem pouco doce, como já disse, por duas razões. A ameixa não é tão doce (a tâmara seca é bem mais) e o cacau amarga um pouco.

Mas ficou gostoso. Levei para o almoço de domingo na casa de minha mãe e não sobrou um sequer. Ficou bem gostoso com café, lembrando a experiência de chocolate amargo com o velho cafezinho.

Também vou compartilhar com vocês as outras receitas que fiz e uma lista de algumas combinações de ingredientes que encontrei na net.

Aguardem!