Filhos sem Deus – Ensinando í  criança um estilo ateu de viver, de Alejandro Rozitchner e Ximena Ianantuoni

Filhos sem Deus é um livro escrito por um casal, em forma de perguntas e respostas, que traz a opinião dos dois autores sobre questões pertinentes ao ateí­smo na criação dos filhos.

Ambos são – obviamente – ateus e, por meio de respostas (cada hora um deles responde a seu modo a mesma pergunta) propõem que se  exponha í s crianças, da forma mais clara possí­vel, o que é o ateí­smo. Para quem ainda tem dúvidas (arg),  eles demonstram como é possí­vel e factí­vel ensinar í s crianças valores educacionais  imprescindí­veis fora de uma cultura religiosa, sendo, principalmente, francos com os pequenos.

Achei interessante. Praticamente tudo do livro já havia sido discutido aqui em casa. Até porque nossos filhos já estão bem espertos o suficiente para captarem que mamãe e papai não pensam como a maioria das pessoas ao nosso redor. Então as perguntas chegam a toda hora e nós precisamos lidar com isso.

De qualquer forma, o livro é uma excelente iniciativa do casal. Não se trata de desqualificar quem crê em Deus, mas de abrir espaço de legitimidade para aqueles que vivem um esquema não compreendido, o ateí­smo!