Bolo ‘nutritivo’

Há muito tempo tenho essa receita anotada; minha mãe que me deu. Hoje resolvi testar.

Você vai precisar de:

1.     150 ml de suco de laranja

2.     ½ xícara de óleo

3.     4 ovos

4.     100 gramas de beterraba cortada em pedaços pequenos (crua)

5.     200 gramas de cenoura (mesma coisa)

6.     3 xícaras de açúcar mascavo (usei 2+1/2)

7.     3 xícaras de farinha de trigo

8.     1 colher de fermento

Como fazer:

Bata no liquidificador os 5 primeiros ingredientes. Em uma vasilha à parte misture os demais. Junte os conteúdos, mexa e coloque a massa em forma retangular (41cmx29cm) untada e esfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos.

A forma é grande mesmo; fiquei até preocupada de o bolo ficar muito fino, mas deu certo. Infelizmente meu forno parece não estar muito nivelado e o bolo ficou um pouco mais fino de um lado. Mas ok.

Vamos às considerações: É gostoso? É. Vale a pena fazer? Sim, mas use apenas 2 xícaras de açúcar, achei doce. Você faria igual novamente? Não sei. Acho que da próxima vez farei a receita trocando a quantidade de beterraba por cenoura, continuando com o suco de laranja e até testando colocar um pouco mais. O gostinho da beterraba é bom, mas não amo. Aqui todos os demais gostaram muito da receita; eu que gosto mais da cenoura. Mas eu não sei se só a cenoura deixa o bolo com a mesma textura, preciso testar.

Porque o nutritivo do título está entre aspas? Bolos com farinha de trigo normal, açúcar, óleo não são as coisas mais nutritivas do mundo. Ele se chama nutritivo porque tem laranja, cenoura e beterraba. Então realmente é bem melhor do que um bolo de padaria ou um bolo simples. Mas não sei se nutritivo pode ser adjetivo para bolos em geral. 😀

Deixe uma resposta