Neste dia dos geiseres del Tatio, estávamos utilizando os serviços da Cactus Tur, empresa situada em São Pedro do Atacama, obviamente. Pois então, nosso guia fez uma ceninha e disse que nós, diferentemente dos demais turistas, após a visita aos geiseres, serí­amos também levamos a conhecer os geiseres de lama.

Os geiseres de lama são realmente incrí­veis; eu só não acredito no papo da exclusividade anunciada pela Cactus Tur. De toda forma, não vimos outros turistas no lugar naquele dia, de modo que, se você fechar um passeio aos geiseres, pergunte se a empresa o levará até estes geiseres, que são muito, muito curiosos.

Eles ficam em um outro vale, mas na mesma região Del Tatio; há geiseres de lama vermelhinha e outros como este da foto, que parece um cimento fervente. Neste mesmo lugar encontra-se o “Garganta do diabo”. Enorme, é um geiser que surge na margem de uma pequena lagoa. Devido í  grande pressão existente naquele lugar, um som alto, gutural, é ouvido de bem longe. Um espetáculo.