No dia em que fiz tomates secos aproveitei o miolo dos frutos para fazer um molho. Ele não ficou muito vermelhinho, acho que por causa do tipo/qualidade dos tomates, e eu não quis usar colorau. Mas ficou muito gostoso.

Fiz assim: apesar de na foto os tomates estarem no liquidificador eu não os triturei antes de refogar. Eu separei os miolos do suco (água do miolo), piquei em pedaços pequenos e os refoguei no azeite com um pouco de açúcar. Apenas os pedaços foram refogados; o suco dos tomates eu fui adicionando devagar, ao longo do processo.

Pois bem, deixei que a polpa do tomate fosse cozinhando aos poucos, sem acrescentar água. Quando necessário juntava um pouco do suco do próprio tomate, mantendo o fogo brando. Também aos pouquinhos juntei o sal e provei. Podia  ser que um pouco mais de açúcar fosse desejado (pra reduzir a acidez).

É, o molho de tomates frescos não é pra ser feito com pressa; deve ficar no fogo por um bom tempo para apurar o sabor.  No caso deste aí­ da foto eu não usei nenhuma água a não ser a do próprio tomate e quando ele já estava pronto  desliguei o fogo e adicionei um bom molho de manjericão.

Fato é que quando adicionei um pouco de açúcar no azeite quente e, logo após, refoguei os tomates,  a casa toda recendeu e foi uma delí­cia. Tão gostoso quanto saborear o pratinho de macarrão que vocês viram aí­.

😉