Acabei de ler o primeiro livro da Trilogia Millenium, Os homens que não amavam as mulheres, escrito pelo sueco Stieg Larsson.

O romance policial trata de um enigma passado na vizinhança de Hedestad, Suécia: o sumiço da  jovem herdeira de um império industrial.

É… a trama gira em torno da solução deste mistério, mas as adjacências são tão ou mais interessantes.

Os  personagens são intrigantes, bem construí­dos, e a narrativa que nos prende do iní­cio ao fim são pano de fundo para eventos de violência contra a mulher, o que causa um desconcerto preocupante. Afinal, estamos na Suécia, paí­s com alto í­ndice de desenvolvimento. Mas não se deixe enganar:  as mulheres da série não serão subjugadas impunemente.  E a vendeta cai como uma luva para o leitor.

A  série já foi adaptada para o cinema pela companhia sueca Yellow Bird e agora está sendo rodada em uma versão Hollywoodiana, dirigida por David Fincher. Assistimos ao primeiro filme sueco e gostamos muito.

Enfim, mais do que indico o livro Os homens que não amavam as mulheres. Quando eu terminar o segundo volume, A menina que brincava com fogo, venho comentar.