Em Geral

Os demônios, de Dostoiévski

Terminei.

Livro difícil, não vou negar. Li metade, dei um tempo, li outras coisas mais leves, depois continuei. Eu já tinha lido 1/3 mais ou menos quando resolvi imprimir uma lista de personagens, o que me ajudou muito. Tenho estado muito cansada, os dias tem sido muito difíceis. Então a lista me deu um apoio quando eu dava aquela voada sobre quem era quem…

Então, vou deixar a lista aqui ao final do post. Eu a retirei desse site – que deve ser visitado para conhecer um pouco mais sobre Os demônios – e ainda incluí alguns outros que achei necessários. E, ainda assim, não está nada completa! Em certo momento me cansei e parei de atualizar…rs

Enfim, vamos lá: o livro é um confronto de ideias entre a geração dos anos 1820s, utopistas, protagonistas de um ateísmo militante e a geração dos anos 1840s, messiânicos, ou seja, do movimento ideológico que prega a missão de que um homem (ou grupo) estaria investido na salvação da humanidade. Esses, os mais novos, são membros do Círculo.

Foi inspirado no episódio real de 1868 quando Serguiêi Nietcháiev (Piort no romance) – discípulo de Bakúnin – e outros quatro membros da organização clandestina Justiça Sumária do Povo, matam o colega Ivan Ivánovitch Ivanov (Chatóv), suspeito de traição ao plano de provocar uma insurreição na Rússia na primavera de 1870.

O assassinato ocorre mais no fim da narrativa e antes disso tem história pra dar com pau. Eu não sou a melhor pessoa para discorrer sobre essa obra não, mas tem muito material de grande valor na internet.

Enfim, apesar de difícil, gostei. É um desafio cumprido.

Personagens Principais

Personagens Secundárias

Sair da versão mobile