Minha filha de 9 anos acabou de ler toda a série Harry Potter. Em diálogo com ela, me avisou que queria ler o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Só que eu não sei se ele é para crianças de 09/10 anos, como talvez o Harry não o fosse. Ao ouvir isso, ela, prontamente:

– Mamãe, eu já leio Duna se eu quiser.

Eu adorei essa confiança que os livros deram a ela; e ela tem toda a razão. São 07 volumes e, a cada um deles, o número de folhas aumenta bastante. É preciso esforço, boa vontade e paciência para cumprir essa meta aos 9 anos. Durante a pandemia, se tem uma coisa que todos nós aqui aprendemos é que os livros são grande companheiros. Quem tem o hábito da leitura nunca se sente só.

Nosso garoto leu até A Ordem da Fênix e depois desinteressou. Tudo bem também. Vários adultos acharam o mesmo! E ler é um ato de prazer, a menos que seja uma leitura determinada pela escola. Aí­ sim o esforço precisa ser feito e a leitura terminada. Mas quando não é, quando é por diversão, não devemos nos forçar. Ele preferiu ler a coleção dos livros Universidade Minecraft. E tá tudo bem. Ele é excelente leitor também; todos dois são muito inteligentes e capazes e eu me orgulho muito de ambos. 🙂