Em Geral

Brigadeirão sem leite condensado

O crédito dessa receita é do pessoal do O Joio e O Trigo, um projeto sobre comer como ato polí­tico, que tem, claro, profundas implicações sociais, econômicas e ambientais. Eles são jornalistas e além de publicarem excelentes matérias no site, produzem um podcast sensacional, o Prato Feito.

Um de seus fundadores – o João Peres – é um dos autores do livro Os donos do mercado, sobre o qual já falei aqui. A galera é boa mesmo. Cola lá, você não vai se arrepender.

Então, uma das reportagens que eles publicaram recentemente foi sobre Como a Nestlé se apropriou das receitas brasileiras (ou de como viramos o paí­s do leite condensado). Na época da publicação desse texto, eles ofereceram algumas receitas com ingredientes substitutos ao leite condensado. Receitas tradicionais, na verdade, esquecidas em razão da Nestlé ter se apoderado das sobremesas brasileiras. Fiz esse brigadeirão e achei o resultado muito bom.

A única diferença, no caso, foi que meu leite lí­quido foi integral. No mais, tudo igual. Enfim, adorei e indico. Farei mais receitas do caderninho do O Joio e o Trigo e farei questão de fazer propaganda aqui. Esse granulado colorido é bem ruim, mas usei pra gastar um resto que tí­nhamos aqui. Compramos pra brincar de decorar cupcakes (para nunca mais).

Faça também. Mas não deixe de ir lá no site deles. Confira as matérias, ouça o podcats. Vale demais!

Obs: a imagem acima é um print das receitas publicadas pelo site O Joio e O Trigo, incluindo os escritos í  mão.

Sair da versão mobile