Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

A época das pragas

Realmente não tem jeito. É só chegar a época da seca para que toda espécie e sorte de pragas começe a aparecer. Cochonilhas, lagartas,  formigas, todas de uma vez só e cada uma delas com sua característica peculiar destruindo plantinhas tratadas com o maior carinho.

Primeiro fomos cruelmente atacados por uma lagarta listrada, cujo bumbum traz uma espécie de rabo ou ferrão, sei lá. Apesar de bonita, a bichinha fez o maior estrago nas nossas alamandas, que antes lindas e floridas agora sustentam meia dúzia de galhos desfalcados.

lagarta

Catamos várias lagartas, lavei bastante a planta e nada. Apenas fiquei livre delas quando me enchi de vez e usei um veneno chamado Malathion. É bom lembrar que este inseticida não é próprio para lagartas, mas era o que eu tinha à mão na hora da fúria.

Uma semana depois encontro outro tipo de lagarta, agora na jabuticaba, que já teve uma centena de folhas destruídas. É esta aí da foto de baixo, parecendo um poodle apricot.

lagarta-2

lagarta-3

No mesmo dia, vistoriando outras plantas, fui surpreendida pelas famigeradas cochonilhas.

Confesso que estas aí são as que me causam mais agonia. Primeiro porque,  pelo menos quanto às suculentas, podem ir matando a planta aos poucos, de forma pouco visível. Ficam escondidas entre as folhas ou vão  adoecendo a raiz. Quando são percebidas já é tarde demais. Segundo porque, ainda que estejam bem aparentes, são de difícil combate. Há como catá-las, lavar a planta e tudo o mais. Porém, se a infestação for intensa, fica bem difícil; elas são bastante resistentes.

cochonilhas-1

cochonilhas-2

Então: mais uma vez me enfezei e usei inseticida. Desta vez o Diazitop PM, de uso veterinário, que ainda não deu conta de todo o recado. Continuo no combate das cochonilhas, portanto.

De qualquer forma, já que falei sobre estes dois venenos, é bom esclarecer que sempre fazemos todo o possível para usar produtos naturais – ou menos agressivos – no combate das pragas. Uso água de fumo, óleo mineral e sabão de côco. Só quando a coisa fica feia é que parto para a ignorância. Até porque os inseticidas, claro,  não atingirão somente as pragas, mas também insetos como abelhas e joaninhas, muito bem vindos.

Lembro ainda a quem estiver lendo o post que não somos técnicos nem muito experientes com plantas. Ainda estamos aprendendo sobre o assunto,  de modo que os nomes dos venenos foram mencionados não como indicação, mas até para receber dicas,  informações e críticas de quem tiver conhecimento do assunto.

2 comentários

2 comentários até agora

  1. Em Geral » Vilã? agosto 18th, 2010 10:26

    […] postamos aqui fotos de duas espécies de lagartas que povoaram nossa varanda. Meio asquerosinhas as coitadas, mas não deixam de ser bonitas e […]

  2. MARIA LUIZA dezembro 19th, 2010 18:40

    Oi Ela,

    minha mãe usava diazinon p/ essa praga da última foto, qd atacava as samambaias dela!

    Fiz um post do contra ataque às formigas!
    Dá uma passadinha lá!

    bjs

Leave a reply