Eu já conhecia e tinha inclusive testado a mistura de abacate com cacau. Quando fiz pela primeira vez, há alguns meses, não apreciei tanto. Usei mel e o gosto da mousse ficou meio prejudicado. Mas agora, depois de encontrar várias outras referências deste doce, testei novamente e me deslumbrei.
Na verdade, fiz desta vez  ‘quase que exatamente’ como a colega do blog Papacapim. E eu brinco que foi ‘quase exatamente’ porque utilizei mais tâmaras do que as indicações de preferência dela. Na do Papacapim, que você pode acessar no link acima, são usadas 8 tâmaras. Eu usei 20. Estou testando receitas que agradem ao paladar de quem come muito doce e, então, queria algo saudável, sem açúcar processado, mas não tão cacau.
No blog, Sandra brinca que foi a sobremesa que mudou sua vida. E é fato, não é exagero nenhum. É deliciosa, fácil de fazer e saudável.
Experimente também. Eu liquidifiquei:
- 1x de abacate maduro
- 20 tâmaras
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1 1/2cc de raspas de laranja
- 3cs de cacau (puro, sem açúcar)
- 1cc de extrato natural de baunilha
- Uma pitada de sal
- 1/2x de água
Comentários:
- É ideal que você deixe a receita descansar na geladeira por 24 horas, para perder totalmente o gosto de abacate.
- Para facilitar o processo, deixe as tâmaras de molho na água da receita. Mesmo assim, vá batendo com cuidado, parando, mexendo a massa, para não estragar seu liquidificador.
- As tâmaras podem ser aumentadas ou diminuídas na receita, depende de seu paladar. As dicas dadas pela Sandra são realmente úteis. Vale dar uma conferida por lá.
- Por fim, também fiz sem usar suco e raspas de laranja. Apesar da laranja dar um sabor bem exótico í mousse, eu prefiro sem. Gosto mais do gosto do chocolate mesmo.
Deixe um comentário