um blog sobre todas as coisas em geral

Mês: julho 2019

Férias

Nestas férias aproveitamos para fazer todas as coisas que ficamos impossibilitados de fazer durante o primeiro semestre em razão da minha queda e quebra do joelho. Fomos aos médicos necessários: pediatra, oftalmologista, dentista..

Fizemos também muitos passeios divertidos. Almoçamos bastante fora, fomos a rodí­zio de pizza, caldos e petiscos, fomos ao clube várias vezes… Pela primeira vez a Pequena dormiu na casa da avó por dois dias seguidos apenas com a prima e ele ficou conosco. Fomos também í  feirinha de comidas do bairro, ao cinema, papai fez hambúrguer, pipoca e brigadeiro de panela. Jogamos alguns jogos, montamos quebra-cabeças…

Também pela primeira vez levei apenas minha filha ao teatro, enquanto o filhote foi com pai a uma festinha de colega. Ela queria muito ir ao Teatro Francisco Nunes ouvir histórias da cultura Pataxó, contada por um legí­timo Pataxó e ele não se interessou. Então fomos nós duas ao teatro – que foi muito bacana, diferente e interessante – e depois encontramos os rapazes na festa.

Enfim, entre compromissos e prazeres, foram férias gostosas e divertidas, embora curtas, de apenas 15 dias. Agora só em dezembro e eles já as estão aguardando, assim como os adultos da casa.



Cenas da casa – 8

Leite da roça deixando a casa perfumada… e os Ets que foram feitos durante a colônia de férias. Um mês de julho frio e muito gostoso.

Seyit e Shura, de Nermin Bezmen

Em 2018 acompanhei pelo Netflix a série Seyit e Shura, um romance daqueles impossí­veis, em que as famí­lias dos respectivos amantes não aprovam a união. No caso, na época dos acontecimentos, o amor entre um turco de famí­lia muçulmana e uma russa cristã não era cogitado, principalmente pelos turcos mais conservadores.

Depois de um tempo descobri que a série foi baseada em uma história real, contada pela neta de Kurt Seyit e me interessei em ler o livro. E é bacana, um livro de quase 3 décadas de existência, a propósito. Além do relato da paixão intensa dos protagonistas, Nermin Bezmen conta um pouco da Revolução Russa e dos conflitos existentes na região da Turquia das décadas de 20/30. Ela fez um pesquisa intensa de sua própria famí­lia e também conseguiu relatos de familiares da russa Shura, conseguindo dados impressionantes do que foi a vida dos dois namorados.

Como não quero dar spoilers vou ficando por aqui, deixando mesmo apenas um registro de mais esta leitura. Fique com o suspense de como o casal passou pelas agruras da Revolução Russa, o que aconteceu com cada um e como foi o destino de ambos. Ficaram juntos? 😉

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén