Quiz fazer diferente neste ano e não fiz lista do que eu gostaria de ler. Deixei para ir marcando aos poucos o que eu efetivamente li.
Só eu sei o que o cansaço (e as redes sociais) nos roubou (roubaram) de leituras ao longo dos últimos anos.
Infelizmente comecei A Divina Comédia, de Dante Alighieri, li o prefácio, adentrei um pouco no texto, mas acabei não continuando. A obra é um poema épico de viés teológico dividido em 3 partes: o inferno, o purgatório e o paraíso. No prefácio da tradução que ganhei do meu irmão consta que ele foi escrito por volta de 1200 (o livro é tido como o maior poema do ocidente) e descreve uma viagem onde se sucedem diversos acontecimentos. É riquíssimo em alegorias, o que o torna, de acordo com todos os especialistas, um relato atemporal. Mas eu já vinha de algumas leituras pesadas, difíceis, e acabei trocando o livro para um texto mais leve – Good Omens – para relaxar mesmo. Deixei para entrar no inferno de Dante um pouco depois apenas. 🙁
Então: este ano foi assim. Eu li:
- Comecei e não terminei A Divina Comédia;
- li Clássicos do Conto Russo, ed.34;
- Comecei e não fui a frente de Good Omens.
Até meados de junho eu não tinha conseguido pegar o Good Omens. Depois comecei esta ótima obra, mas no início de agosto eu voltei a estudar. Casa, trabalho, estudo… não consegui ler mais nada por diversão..
Será que 2025 vai ser melhor? Se eu dobrar a atividade de 2024 já fico feliz. Afinal, quero usar meu tempo para estudar bastante… talvez sobre pouco tempo para a literatura…
Deixe um comentário