Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Comida chilena

Fritas, ovo frito, filé acebolado e pão com alho. Para beber, água e pisco sour, que é uma bebida estilo caipirinha, ou seja, aguardente de uva (pisco), mais limão e açúcar. Não tenho dúvidas ser este o menu mais comum na mesa do chileno.

Obviamente, a comida chilena não se resume a isto. Em cada região do país encontra-se uma variedade imensa de pratos, sabores e combinações. No Atacama, região de fortíssima herança indígena, comemos muita coisa gostosa e diferente: empanadas, cazuela de ave e de vaca, além dos deliciosos alfajores de algarrobo e pan de pascua. Houve outros pratos também (como uma espécie de sopa de canjica com legumes e coentro) mas infelizmente me falha a memória o nome. Em Santiago, além das típicas empanadas, comemos pastel de choclo, cogumelos e filés deliciosos.

Mas, enfim, o que eu queria com este post é dizer que em qualquer lugar que se vá no Chile (pelo menos do centro ao norte), você encontra um bom prato de carne (boi ou frango) com fritas e ovo, o chamado “a lo pobre”. Mas o forte dos pratos é o frango, encontrado em todas as esquinas, normalmente frito.

Procurando por receitas de pisco sour, acabei de ler que a groselha também é utilizada, o que eu não sabia. Nos falaram no Chile que você nunca deve comprar uma garrafa da bebida pronta, pois vem com muito conservante e não é muito gostoso. Você deve comprar o pisco e preparar a bebida, de forma caseira. É o mesmo que ocorre com a caipirinha.

5 comentários

5 comentários até agora

  1. Alejandro dezembro 27th, 2008 21:29

    Embora ñ gosto de bebida alcoólica o nome correto é Pisco Sour e se pronuncia sauer,abrazos

  2. ela dezembro 29th, 2008 14:09

    obrigada, vamos consertar!

  3. Lia março 9th, 2009 20:49

    a lo pobre”. se escreve a lombo pobre

  4. Ela março 9th, 2009 22:26

    Olá, Lia, obrigada pela visita.. bom, na nossa viagem vimos por diversas vezes o prato “a lo pobre”.. não seria “lomo a lo pobre” que você gostaria de sugerir? Abraços.

  5. Ana março 9th, 2012 20:53

    Com toda certeza é “a lo pobre” ou a “lomo a lo pobre”…
    Eu sou chilena e sei disso…

Leave a reply