Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Salada de grãos de soja cozidos

salada-soja-2

Todo mundo sabe  o quanto a soja é saudável, mas poucos conhecem boas receitas que a utilizem in natura. Eu mesma já tive preconceito com a soja em grão, mas  porque desconhecia como prepará-la. Quando pensava em soja, pensava na soja texturizada ou na soja assada, comida como petisco.

Outro dia andei pesquisando em alguns sites e li que o grão de soja deve,  inicialmente, antes de ser cozido,  passar por um choque térmico. Ou seja, jogue a soja em água fervente e, após 5 minutos, a transfira para a água gelada. Isto vai ajudar a reduzir o sabor de feijão cru do grão e facilitar a retirada das casquinhas. Eu vou esfregando a soja com as mãos até conseguir me livrar de todas elas.

Depois do choque térmico, cozinhe bastante a soja até que fique macia. E, então, pode temperá-la a seu gosto. Nas fotos acima eu a  temperei com alguma antecedência antes de comer. Piquei tomate, pimentão  e cebola e temperei com azeite, sal, orégano, pimenta do reino e manjericão em pó. Ficou gostosa.

Hoje  eu tive a idéia de fazer novamente a receita, mas acabei deixando a panela queimar. Torrei a soja que escapou ilesa na frigideira, sem óleo algum. Ele aprovou, mas  acho que são muitas calorias em algo que não é tão gostoso assim. Prefiro a salada.

Tentarei em breve fazê-la refogada com alho. Conto aqui.

1 comentário

1 comentário até agora

  1. cleo maio 7th, 2013 09:50

    o seu geito foi o menos complicado de preparar a soja,ate animei a fazer

Leave a reply