Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Flor de cactus

cactus-1

cactus-2

cactus-3

cactus-4

cactus-5

cactus-6

fechada-1

fechada-2

fechada-3

fechada-4

Flores de cactus são sempre surpreendentes. Eu sempre me pergunto como pode uma flor tão delicada (e efêmera) surgir dentre tantos espinhos. Esta aí, então, como não bastasse a sutileza, ainda põe-se a dormir quando a noite chega.

8 comentários

8 comentários até agora

  1. Ela maio 9th, 2009 11:23

    Este cactus se chama Mammillaria vetula ssp gracilis. Acabei de descobrir.

  2. Em Geral » Cactus junho 2nd, 2009 17:25

    [...] presto atenção neste cactus. Será isto uma florzinha ou um [...]

  3. Milene Carvalho maio 15th, 2010 22:18

    Olá recebi dos meus alunos um vaso com um Cactos de presente pq eles disseram que eu tenho qualidades semelhante a ele.O que mais vc tem a me dizer das características do Cactus relacionado ao ser humano?
    Obrigada

  4. Ela maio 17th, 2010 17:01

    Milene, os cactus são resistentes e fortes, além de agradarem nossos olhos com flores delicadas e muito belas. Características que calham muito bem em algumas pessoas. ;)

  5. Maria abril 5th, 2011 09:54

    Ouvindo a Rádio Nacional de Brasilia, foi cantada uma música de Geraldo Azevedo, ouvi entre outras flores o nome flor de cactos, que arrancou de minha memória a lembrança de quando era menina, no quintal da casa de meus avós: um mandacaru na direção do céu, esguio, com braços longos, verde forte, com quinas no seu caule, delineadas por pontiagudos espinhos. Dentre aquele verde do vegetal e o cinza dos espinhos, um botão de sua flor soltando lentamente as pétalas. Eu, menina, na roça, acompanhava a vida dos passarinhos, seus ninhos,seu agasalhar-se ao entardecer, seu cantar nas primeiras horas da manhã … E o mandacaru deixando desfazerem-se suas flores …advém a fruta, vermelha, brilhante, em meio às protetoras lanças,das quais os “sofrês” e “pêgas” não intimidavam. Seus longos bicos alcançavam o fruto de um doce apurado (saboreei muitas vezes, retirando dali com cuidado). Lembrei-me da Bandeira de Petrolina, Pernambuco, cuja produção saída da criatividade artística de um meu “enteado”, ARMINDO TRAJANO MAIA. Volta por outra descobrimos o acervo da nossa memória, gratificante do passado que constituiu a história de cada um.Cactus, ou Cactos, vegetal desafiante das secas do sertão… Sua variedade é imensa, como refrigério no meio rural, também decorativo nas cidades …Bom ouvir a música que me reportou a estas lembranças …

  6. marina outubro 25th, 2011 08:49

    Olá.
    adorei seu texto. é (im) perfeito.
    Coloquei “flor de cactus” no google porque ouvi na música do secos e molhados “eu quero o amor da flor de cactus”. Pois bem, seu site foi o primeiro que apareceu.
    Valeu o olhar e as palavras

    abraços

    a coisa da internet pode proporcionar mesmo a abertura de janelas e links e conexões surpreendentes.

  7. luciana de souza macedo julho 11th, 2012 18:38

    EU TENHO DOIS PÉS DE CACTUS PLANTADOS JUNTOS NO MESMO VASO CADA UMA DIFERENTE UMA DA OUTRA, POIS UMA DELAS DEU FLOR COR DE VINHO TODA BOLEA,DAÍ ALGUM TEMPO ELA DEU MAS UMA FLOR DA MESMA COR SÓ COM O FORMATO DIFERENTE EM FORMATO IGUAL ESTRELA DO MAR, VELUDA E PONTE AGUDA, AGORA VEM A PERGUNTA, SERÁ QUE FOI A MESTURA DOS CACTUS QUE DEU ESSA FLOR DIFERENTE DA PRIMEIRA? DESSA SUA EU NUNCA VI ELA É LINDA! DOREI QUALQUER COISA DEIXE-ME ALGUM RECADO.

  8. Ela julho 12th, 2012 09:14

    Oi Luciana, eu imagino que não deve ter sido a mistura não. Quem sabe estes seus dois cactus, que estão no mesmo vaso, não são de duas variedades diferentes? Há milhares de espécies, tipos de cactus, e algumas são bem parecidas com as outras. Isto que eu imagino. Obrigada pela visita! Ela

Leave a reply