No ano passado, em agosto, mostramos a produção de sementes de nossa alamanda. Foi a época em que a planta – excelente para coberturas, por aguentar bem o sol e o calor – já estava com as cápsulas de sementes bem maduras, já rígidas e começando a abrir.
Então, para completar o processo, publico a foto, tirada neste mês de janeiro, do surgimento de mais cápsulas. Por agora elas estão bem redondinhas, macias. Bem diferentes do que serão daqui a 7, 8 meses.
O interessante é que esta planta, pelo menos pelo que tenho observado, é mais um exemplo de que na natureza vários ciclos de vida respeitam o período de um ano: as cápsulas aparecem em janeiro (foto acima), amadurecem até agosto e soltam as sementes até o início da primavera, quando caem e dão lugar í s flores. No verão, o processo se reinicia.
Quando há muitas cápsulas as flores somem e a planta fica pouco viçosa, com reduzidas folhas, inclusive. E na época mais pungente não há nenhuma cápsula ou elas ainda são infantes.
Bacana demais poder acompanhar todas estas etapas. Quiseramos nós ter mais espaço, mais plantas e mais bichos.
rose
ELa, sua vontade é a minha de querer ter mais espaço para plantas e bichos, pássaros principalmente.
Linda sua atitude de botânica(rsrsrsrsr)em observar a natureza em detalhes, viu?
Parabéns pela atitude.
Bjs e bom final de semana para vc e Ele.
rose
Querida Ela, pensei em vc quando fiz a nova postagem sobre bebedouro para pássaros.
tenha uma boa tarde, vc e Ele.
rose
Oh! Obrigada vc pelo carinho e de acreditar em meus gostos e sabores…rsrsrsrsr.
Isso mesmo, mineiro da gema ,Andradas é uma cidade do interior onde há várias famÃlias que produzem bons vinhos(eu sei que vcs já sabiam).Sabe-se que tudo que há de bom no mundo nasce em Minas, não é?Desde os poetas até nossas águas.
COMO EU AMO TUDO ISSO!!!!!!!!!!
Bjs, minha querida.