Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Roverandom, de Tolkien

Há uns 2 anos, mais ou menos, temos em casa o livro Roverandom, do Tolkien, mas só agora, neste mês de junho, que fui lê-lo.

E foi bem grata a leitura. Roverandom é um pequeno romance infantil que conta a história de Rover, um cãozinho que inadvertidamente morde as calças de um velho mago, que, furioso, o transforma em brinquedo.

Sendo um brinquedo mágico, Rover passa, então, a viver várias aventuras, primeiro voando até a lua, depois viajando dentro de uma baleia para as profundezas do oceano.. Seu nome pelos companheiros de aventura? Roverandom.

Rover significa explorador em inglês (há outros significados como viajante e até vagabundo, mas explorador é o que serve como uma luva para o personagem) e o random significa aleatório. O cãozinho seria, portanto, um viajante errante, um explorador sem rumo, algo assim.

Vale fazer um parênteses para dizer que Tolkien escreveu Roverandom e vários outros livros maravilhosos na mesma época em que Monteiro Lobato escrevia seus também excelentes romances infantis. E lendo a história de Rover lembrei-me muito de Lobato, de suas fantasias e sonhos. Ambos irretocáveis.

Enfim, não deixem de ler Tolkien. Não percam a magia de seus contos de fadas e de seu particular mundo sobrenatural. Não haverá arrependimentos.

🙂

2 comentários

2 comentários até agora

  1. rose julho 8th, 2010 13:54

    LEGAL!!!!Férias e boa leitura éo que eu recomendo aos pimpolhos aqui de casa.Uma boa dica.
    Assim que eu ler comento com vc, querida.
    Já a respeito dos ipes roxos,se eu fosse prefeita de alguma cidade eu obrigaria cada morador a plantar um ipe, indiferente da cor…rsrsrssrrs.Seria a cidade dos ipes, conhecida mundialmente pela beleza de suas ruas e quintais…Ufa, utopia?Bjs, queridona.

  2. Maria Dias julho 8th, 2010 20:51

    Que lindo e q boa dica a sua…Adoro histórias infantis q geralmente vem carregadas de lições para a vida!

    Aproveitando te convido a conhecer o meu espaço q fala das flores!

    Beijinho

    Maria

Leave a reply