Maracujá Preto ou Maracujá Peroba

Outro dia minha irmã me presentou com uma badeijinha destes lindos maracujás. Procurei na net e encontrei pouca coisa, mas acho que estou certa de que é o Maracujá Peroba, também chamado de:

– maracujá-de-comer
– maracujá-de-ponche
– maracujá-preto
– maracujá-redondo
– maracujá-roxo

Alguém conhece? É gostoso como o tradicional maracujá de suco. Mais doce um pouco, talvez.

Ps: Muitos vêm nos pedir sementes deste maracujá. Infelizmente nós não temos, mas alguns de nossos leitores tem! Se você deseja plantar o maracujá-peroba, leia, por favor, os comentários deste post: alguns publicaram seus emails para que você possa entrar em contato e combinar como receber sementes.  Nosso obrigado a estes generosos leitores!!

Ps2: A propósito, se você for alguém que tem deste maracujá, por favor, deixe seu email aqui. Tenho certeza que esta troca será muito legal para todos.

105 comentários sobre “Maracujá Preto ou Maracujá Peroba”

  1. Aqui na minha região tem bastante maracujá preto .em qualquer lugar vc vê um pé

  2. Boa tarde
    Algumas pessoas me enviaram e-mail ,porem eu havia perdido o acesso ao link e a emails antigos.
    Não consegui enviar.
    Quem pediu me reenvie ,estarei postando se possível já na próxima semana.
    Deixem o endereço junto.

  3. Daniel seria possível me enviar algumas sementes e seu e-mail para eu passar o endereço

  4. Olá Pessoal,

    Me desculpe pela falta de comunicação, estou providenciando as sementes desse maracuja e jabuticaba de cipó. Me mandem email que assim que tiver as sementes, entro em contato com todos.

    att,

  5. ola
    delicioso esse maracujá
    comprei alguns em Marialva-PR hoje pela manhã
    tenho alguns aqui comigo e posso conseguir algumas sementes

    Daniel

  6. Maracujá delicioso, eu tenho deste maracujá e em breve terei sementes, interessados pode solicitar.

  7. Franco, muito obrigada por avisar! Estou com um problema de comunicação com meus leitores. Não tenho conseguido colocar os interessados nas sementes em contato com quem as tem. Se alguém me pedir novamente, posso dar o seu email?
    Obrigada, Ela

  8. Nao csgui mandar o mail p simoni MAs achei as sementes esta no ml a Venda
    procure. 15 sementes maracuja/doce/nativo

  9. Oi Simoni! Que gentileza!! Espero demais que nossos leitores entrem em contato com você e consigam as sementes. MUitíssimo obrigada!! Ela

  10. Se você puder deixar público o seu endereço de email talvez nossos leitores possam te enviar mensagens! Se for possível me avise que eu faço isso, mas só aqui nos comentários, para que possa atingir apenas aos interessados pelas sementes. Grande abraço!

  11. Oi Samuka, vou entrar em contato com você por email e ver como podemos fazer para te colocar em contato com os nossos leitores!! Muito obrigada!

  12. Ola pessoal por incrível que pareça eu tenho alguns destes maracujá, moro em cajati,sp talvez seria possível enviar para alguns de vcs por carta

  13. Oi Luciana! Infelizmente nós do Emgeral não temos as sementes. Esperamos que algum leitor que as tenha colabore conosco. Tem um monte de gente querendo. Abraços!

  14. Oi Valter, infelizmente nós do Emgeral não temos as sementes. Esperamos que algum leitor que as tenha colabore conosco. Tem um monte de gente querendo. Abraços!

  15. Gostaria muito de presentear minha mãe com sementes deste maracujá que ela tanto fala e nunca encontramos. Se alguém tiver, entre em contato por favor. lafuga@uol.com.br. Muito obrigada desde já.

  16. Gostaria de receber sementes desse maracuja preto ,moro na Praia grande ,litoral de Sp … Quando era criança eu comia muito,Porem com a destruição da natureza em si ,as matas foram desaparecendo e as deliciosas frutas tbm desapareceram …

  17. Sandra, deixe seu email público nas postagens dos comentários! Pra vocÊs poderem conversar sobre as sementes. Abraços.

  18. Adilson, os leitores tem trocado sementes. Deixe seu email à mostra via comentário e veja quem já deixou o seu próprio email à mostra. Seria legal você entrar em contato diretamente com as pessoas que se disponibilizaram a enviar as sementes. Conte conosco no que pudermos ajudar. Nós mesmos não temos sementes. Abraços.

  19. Oi Jacira! Mande um email para quem deixou o endereço nos comentários, ok?
    Um abraço! Espero que consiga. Ela

  20. Oi Miguel! Tenta entrar em contato com o pessoal que tem as sementes! Tenho certeza que aparece alguém que as enviará. Dá uma olhadinha nos comentários. Obrigada pela visita.

  21. Bom dia
    Sera terei a satisfação de ter também sementes deste maracujá?
    Ficarei imensamente feliz.
    Atenciosamente Miguel

  22. Olá Pessoal, desculpa pela demora em responder. Meu dia é muito corrido, sim, tenho as sementes de maracujá preto. Quem quiser moro em Taubaté, ou me manda email geraldo.ti@hotmail.com que envio para vocês as sementes.

  23. Vinícius, vou encaminhar a você o email do Geraldo para que possam conversar mais facilmente, ok?
    Abraços, depois volte aqui para nos contar se deu certo!!
    Ela

  24. Oi Vera, nossos leitores conversaram entre si e já houve troca de sementes. Infelizmente eu não tenho sementes! Não tenho um pé deste gostoso maracujá! Abraços!

  25. Oi Marly, te enviei um email falando a respeito. Vamos ver se nosso leitores se habilitam a te enviar algumas sementes! Abraços.

  26. Bom dia, comia muito deste maracujá quando criança, mas nunca mais encontrei. Você não me venderia ou enviaria algumas sementes?! Ficaria muito grata de poder experimentar novamente estes sabores de infância!
    Aguardo retorno e dede já agradeço!

  27. bom dia gostaria que alguém enviasse as sementes de maracujá do mato.pode enviar os custos que pago aqui. sou de são jose dos campos desde já agradeço

  28. Olá Marcelo moro em Ribeirão Pires e quando era criança comia muito esse maracujá q achava no mato era delicioso mas nunca mais vi em lugar algum ser a q vc não compartilha algumas sementes ficaria muito grato

  29. Boa Tarde Pessoal, tentei tirar mudas aqui conforme tinha dito, mas é muito difícil. Gosta de lugar fria com bastante sombra e como é trepadeira, precisa de uma arvore ou algo para subir. Tenho sementes aqui ainda, posso enviar para quem quiser, mas tenho poucas vou ver se consigo mais no sitio do meu primo.

  30. Oi Wagner, sou de Brasília/DF.
    Marcelo, se puder separar umas poucas sementes de cada pé de maracujá que você plantou, eu gostaria. Eu to tentando replicar milho pipoca morango, quiabo roxo e physalis por enquanto e se quiser trocar.

  31. Vinicius, eu plantei algumas variedades de milho, feijão, amendoim crioulo de onde vc é

  32. Bom dia

    Marcelo

    Se vc tiver como disponibilizar alguns sementes eu pago a despesa de envio.

  33. Oi Marcelo! Se quiser mandar a evolução do maracujá pra gente, com foto, manda para o e-mail ela@emgeral.com que eu público com os seus créditos! Boa sorte com o maracujá! 😄

  34. Sim, plantei dois com distância de 1,5m, acabaram se entrelaçando,rs rs rs…, a boa notícia é que hj à tarde fui visita-los e constatei dois frutos, pena que não dá para postar fotos aqui!

  35. Vinicius, muito bacana mesmo. Veja o caso do jambo. Ele ainda deve ser muito comum em várias localidades do Brasil. Mas aqui em Bh ele já quase não é mais encontrado. Outro dia vi no mercado uma bandeja por quase 30 reais. Imagine! O que era comum tem ficado escasso. Abraço!

  36. Oi Ela,

    tenho esse projeto pessoal de recuperar algumas espécies que estão escassas atualmente. variedades de maracujá, milho crioulo, quiabo roxo, limão galego, bananeira São Tomé, mandioca e ainda pesquisando outras

  37. Marcelo, você plantou só um pé de maracujá?? Porque é necessário mais d pé de maracujá para ter polinização cruzada e dar frutos. Pelo menos o maracujá amarelo não tinha autopolinização.

  38. Oi Marcelo e Vinicius! Obrigada pela visita a nosso blog. Então, seria muito bacana mesmo que vocês conseguissem posteriormente manter contato e enviar um ao outro as sementes. Eu não vi mais deste maracujá desde que postei a respeito em 2012. É uma pena que muitas frutas menos comercializadas estejam tão escassas no mercado. Espalhar as sementes pelo Brasil é um gesto muito bacana! Grande abraço! ela

  39. Então Vinicius, ainda está em florescência, plantamos este ano e tomara que vingue, se der frutos eu te aviso, aí vemos como faremos, ok!?

  40. Marcelo, vc pode me mandar sementes desse maracujá que você tem em casa?

  41. Alguem pode me arrumar ou vender essas sementes desse maracujá do mato preto?? Estou procurando por maracujás de várias espécies nativas, mas tá difícil de achar. Só acha esses híbridos que não quero.

  42. Moro no RS, região de Pelotas e aqui se encontra às margens das rodovias. Tenho no meu sítio, mas na cor verde. O tamanho, formato, etc., são os mesmos, só muda a cor. Ele é pequeno e redondo (não alongado).

  43. Uns 30 anos atrás comi este maracujá na Praia Grande, é uma delícia. Se alguém puder me arrumar algumas sementes, agradeço. Moro na cidade de São Paulo.Obrigado!

  44. Por favor, envie-me o e-mail do Guilherme o quanto antes, se não for possível, envie o meu a ele.
    Grata

    Lorena

  45. Dimas, infelizmente eu não tenho as sementes.. Nesta postagem uma das pessoas que comentou disse que poderia fornece-las. Vou ver se a pessoa disponibilizou o email para eu enviar a quem deseja entrar em contato, ok? Daí vocês podem combinar. Espero que dê certo.

  46. Por favor eu gostaria de saber como obter semente do maracaju preto, pois quando era criança eu conheci e nunca mais eu vi.
    Como adquiri-las as semente.
    Muito obrigado

  47. posso lhe enviar algumas sementes assim que colher os primeiros frutos

  48. olha eu estou em Suzano e aqui era comum termos este maracujá no mato depois de muito procurar consegui uns frutos com um amigo de pariquera região de ilha comprida meu pé foi plantado de sementes já deu os primeiros frutos e os abelhões que mas parecem besouros estão polinizando as flores até estes polinizadores haviam sumido da região fico contente por saber que alguém ainda se interessa por preservar esta bela planta

  49. Utilizei para fazer muda, mas assim que sair eu disponibilizo para quem quiser.

  50. Boa tarde

    Guilherme e Geraldo se puderem disponibilizar sementes ficarei grato, pois aqui na minha região não encontramos deles mais.

  51. São Luiz do Paraitinga é facilmente encontrado, inclusive fui fds passada no sitio do meu primo e peguei uns 10kg e peguei separei alguns para fazer muda.

  52. Boa noite, guilherme!!! sera que vc pode me dar umas sementes desse maracuja? moro em São José dos Campos e não encontro esse maracuja por aqui. Ficarei muito grata se vc puder me dar algumas sementes.
    Fatima

  53. Moro em SC e tenho um pé desse maracujá em casa e aqui chamamos de maracujá do mato, ele carrega muito e cresce muito rápido no nosso clima, deve ser conduzido com um único fio de arame e se existir abelhas ou zangões por perto melhor ainda, pois polinizam as flores, consequentemente gerando mais frutos.

  54. moro em cajati – sp, vale do ribeira, e hoje, andando pelas estradas do sitios, realizando visita para meus pacientes, conheci esse maracujá, que até hoje eu desconhecia…
    Falaram que é uma delicia, peguei um verde, para ver se tiro semente.
    Dizem que aqui tem aos montes.

  55. Oi Jéssica! Tem vários leitores do blog que gostariam de sementes. Se você puder ajudá-los seria fantástico!

  56. Olá. Sou do RS e na minha casa nasceu guacho esse tipo de maracujá. Nunca tinha visto antes e fiquei até com medo de experimentar. O pé carregou muito, muito lindo os frutos.

  57. Bom dia
    Se vc conseguir novas frutas e puder me enviar algumas sementes ficarei grato.

  58. Wagner, infelizmente nem Nilo nem Tamires deixaram seus contatos. E nós não temos sementes.. Abraço, Ela

  59. Wagner, vou ver se Nilo e Tamires deixaram emails em seus comentários. Posso tentar falar com eles e colocá-los em contato com você. Acho difícil que eles vejam o seu comentário aqui no post.

  60. Oi! As fotos que temos são apenas estas postadas no blog! Pode copiá-las. Apenas Cite nossa fonte caso as utilize publicamente, ok! Grande abraço, Ela

  61. nilo voce poderia me arrumar dois ou 3 frutos? Gostaria muito de plantar ele no quintal aqui de casa. Estou em BH/MG.

  62. Esse maracujá é delicioso. No Mercado Municipal de Mogi das Cruzes (mercadão) tem para vender. Eu, minha mãe e minha sobrinha somos viciadas nisso rsrs. Minha mãe diz que quando criança, o pai dela encontrava isso no mato e levava para casa. Agora compramos no mercadão e não é muito barato, mas vale a pena…uma delícia. Hoje mesmo minha mãe comprou e nos deliciamos =)

  63. Não sabemos.. Se descobrirmos postaremos aqui, pois vai ajudar muita gente que tem nos pedido informações.

  64. gostaria de comprar sementes de maracuja preto ou maracuja peroba. vcs podem me ajudar

  65. Infelizmente não sei.. estes foram comprados no interior de Minas Gerais, em ouro Branco. Eu dei algumas sementes a algumas pessoas que conheço. Vamos ver se elas conseguirão mudas!

  66. Por favor, você tem ou sabe onde posso achar sementes ou mudas desta fruta? Obrigada.

  67. Oi! Minha irmã comprou este maracujá na cidade de Ouro Branco, Minas Gerais.. Infelizmente não sei onde você poderia encontrá-lo.. tomara que encontre!! 🙂

  68. eu qndo crinça no sitio do meu avô tive o prazer de provar, delicioso, bem doce, nunca mais eu vi, ond eposso encontra-lo? estou em sp

Deixe uma resposta