Flores de cactus são sempre surpreendentes. Eu sempre me pergunto como pode uma flor tão delicada (e efêmera) surgir dentre tantos espinhos. Esta aí, então, como não bastasse a sutileza, ainda põe-se a dormir quando a noite chega.
Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén
Ela
Este cactus se chama Mammillaria vetula ssp gracilis. Acabei de descobrir.
Milene Carvalho
Olá recebi dos meus alunos um vaso com um Cactos de presente pq eles disseram que eu tenho qualidades semelhante a ele.O que mais vc tem a me dizer das caracterÃsticas do Cactus relacionado ao ser humano?
Obrigada
Ela
Milene, os cactus são resistentes e fortes, além de agradarem nossos olhos com flores delicadas e muito belas. CaracterÃsticas que calham muito bem em algumas pessoas. 😉
Maria
Ouvindo a Rádio Nacional de Brasilia, foi cantada uma música de Geraldo Azevedo, ouvi entre outras flores o nome flor de cactos, que arrancou de minha memória a lembrança de quando era menina, no quintal da casa de meus avós: um mandacaru na direção do céu, esguio, com braços longos, verde forte, com quinas no seu caule, delineadas por pontiagudos espinhos. Dentre aquele verde do vegetal e o cinza dos espinhos, um botão de sua flor soltando lentamente as pétalas. Eu, menina, na roça, acompanhava a vida dos passarinhos, seus ninhos,seu agasalhar-se ao entardecer, seu cantar nas primeiras horas da manhã … E o mandacaru deixando desfazerem-se suas flores …advém a fruta, vermelha, brilhante, em meio à s protetoras lanças,das quais os “sofrês” e “pêgas” não intimidavam. Seus longos bicos alcançavam o fruto de um doce apurado (saboreei muitas vezes, retirando dali com cuidado). Lembrei-me da Bandeira de Petrolina, Pernambuco, cuja produção saÃda da criatividade artÃstica de um meu “enteado”, ARMINDO TRAJANO MAIA. Volta por outra descobrimos o acervo da nossa memória, gratificante do passado que constituiu a história de cada um.Cactus, ou Cactos, vegetal desafiante das secas do sertão… Sua variedade é imensa, como refrigério no meio rural, também decorativo nas cidades …Bom ouvir a música que me reportou a estas lembranças …
marina
Olá.
adorei seu texto. é (im) perfeito.
Coloquei “flor de cactus” no google porque ouvi na música do secos e molhados “eu quero o amor da flor de cactus”. Pois bem, seu site foi o primeiro que apareceu.
Valeu o olhar e as palavras
abraços
a coisa da internet pode proporcionar mesmo a abertura de janelas e links e conexões surpreendentes.
luciana de souza macedo
EU TENHO DOIS PÉS DE CACTUS PLANTADOS JUNTOS NO MESMO VASO CADA UMA DIFERENTE UMA DA OUTRA, POIS UMA DELAS DEU FLOR COR DE VINHO TODA BOLEA,DAà ALGUM TEMPO ELA DEU MAS UMA FLOR DA MESMA COR SÓ COM O FORMATO DIFERENTE EM FORMATO IGUAL ESTRELA DO MAR, VELUDA E PONTE AGUDA, AGORA VEM A PERGUNTA, SERà QUE FOI A MESTURA DOS CACTUS QUE DEU ESSA FLOR DIFERENTE DA PRIMEIRA? DESSA SUA EU NUNCA VI ELA É LINDA! DOREI QUALQUER COISA DEIXE-ME ALGUM RECADO.
Ela
Oi Luciana, eu imagino que não deve ter sido a mistura não. Quem sabe estes seus dois cactus, que estão no mesmo vaso, não são de duas variedades diferentes? Há milhares de espécies, tipos de cactus, e algumas são bem parecidas com as outras. Isto que eu imagino. Obrigada pela visita! Ela