Sempre tive muita vontade de conhecer o Pelourinho e, podes crer, ele não nos decepcionou. O lugar é maior do que eu imaginava. Andando por suas ruas, parece estarmos bem longe daquela capital movimentada. O ritmo é diferente, mais lento mesmo, como se estivéssemos no interior.
Para quem estiver de carro em Salvador e for ao Pelourinho durante o dia, sugiro que deixe o carro no estacionamento que fica quase em frente ao Cineclube; o preço é justo e você ficará livre de flanelinhas te amolando. Se você for í noite, deixe o carro dentro do Pelourinho mesmo, é mais seguro. Ou vá de taxi, um pouco caro em Salvador.
Pois então, para chegar até o Pelourinho, saindo deste estacionamento, você passará pela praça do Elevador Lacerda. Inúmeros vendedores te abordarão presenteando com fitinhas do Senhor do Bonfim. Recuse educadamente. Se aceitar, terá um sujeito chato no seu pé até que você compre alguma bugiganga. Nós tínhamos lido isto no site O Viajante e acontece mesmo. Como estávamos previnidos, não houve aborrecimentos.
Fomos ao Pelourinho duas vezes e na primeira comemos uma deliciosa moqueca de camarão no restaurante Odoya, que fica no Terreiro de Jesus. Durante a outra visita estivemos na Fundação Casa de Jorge Amado e rodamos bastante as lojinhas de artesanato do lugar.
Vale aqui fazer uma ressalva sobre a passagem rápida de Raul Castro pelo Pelourinho enquanto estávamos lá. Foi curioso ver a movimentação da Polícia Federal, aquele estardalhaço todo, sendo que quase ninguém sabia quem era aquele senhor sorridente. Como não gosto de ditadores, a menção ao sr. Raul foi feita tão somente para formalizar meu desprezo por todos eles.
Enfim, o Pelourinho é como se fosse uma Ouro Preto gigante dentro de uma capital gigante, o que é fantástico. Fica apenas nosso apelo para que o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador lhe dê um pouco de atenção: ele merece. Ele merece.
Xico Lino Silva
Eu também almocei no Restaurante Odoyá .
Comi uma Moqueca de Ostra Gigantes, sensacional.
Nunca tinha visto ostras tão grandes, muito bom e gostoso.Recomendo.
O guia me falou e realmente tive a impressão que a Prefeitura já esta tratando melhor o lugar.
Abraços,
Xico
robertobahia
Dá neles negão,é mistér que o pelourinho é o epcentro de
de um legado energético afr-centrico, por maior que sejam
as forças antagonicas êsse Titã negroide sobreviverá.
Saudades neles nêgo……………
joraju
o restaurante Odoya e muito bom e tambem de noite tem musica en vivo, ali comi um delisiosa carne do sol tipica nordestina, RECOMENDO!!
andré
O restaurante odoya é realmente uma das melhores opções gastronômicas do Pelourinho. Sou cliente assÃduo de lá e posso afirmar isso com conhecimento de causa. 😉
christian
O que enriquece o restaurante ODOYA. Atendimento excelente, diversidade do cardapio, boa musica e o maitre 10. Parabens
Dan/Bela
Realmente, a situação em que se encontra o Pelourinho não é das melhores… Um bairro afrodescendente, histórico e plural em cultura, merece total atenção dos governantes responsáveis. Thic!
Agora, mudando de assunto…
Vocês já conheceram o paraÃso localizado na BaÃa de Todos os Santos e encantos chamada de Ilha de Itaparica?
…Se por acaso ainda não, deveriam conhecer a cidade de Itaparica. Para maiores curiosidades, acesse:
http://www.coreseideias.blogspot.com
Felicidades e paz, sempre!
Ela
Infelizmente não conhecemos a Ilha de Itaparica, mas tenho certeza que não faltará vontade para tanto! Deve ser linda! Abraços e obrigada a todos pela visita ao blog.
Ela
silvia
olha o Restaurante ODOYA ficando famoso!realmente o ensopado de peixe com camarão de lá é maravilhoso…