A alamanda não decepciona

Quando estávamos iniciando nossa busca por plantas e flores que resistem bem ao sol, ao vento e à chuva, procuramos vários artigos sobre paisagismo. Todos eram unânimes em indicar a alamanda, esta plantinha aí da foto.

Primeiramente, compramos esta amarela e, em um ano, ela deu pinta de ser mesmo batuta. Cresce rápido, não é chegada a infestações de colchonilhas, pulgões, formigas e pragas em geral. Além disso, flore constantemente e suas folhas são de um verde muito lustroso. Quem tem criança e/ou filhote de cachorro deve tomar cuidado, pois a alamanda é tóxica. A primeira foto é de agosto de 2007 e a segunda, de maio de 2008.

Animados, fomos a uma flora perto de casa e compramos, agora em fevereiro, outra alamanda. Só que desta vez compramos a que produz flores de um roxo intenso. As folhas desta variedade são mais rústicas, mais rugosas e ásperas, diferentes das folhas da outra. Vamos ver como esta evoluirá no período de um ano.

7 comentários sobre “A alamanda não decepciona”

  1. Oi.
    Tenho uma Alamanda bordô, sua flores são pequenas, mas bonitas. O pé cresceu e está com mais ou menos 2m de altura. Até o ano passado as suas folhas eram verdes forte, brilhantes e durinhas, mas agora estão amarelando nas bordas e nervuras. Estão pequenas e parecem sem vida! Está com muitos botões, mas grande parte cai e as flores que abrem só duram, no máximo dois ou três dias.
    O que será que está acontecendo?! Reconheço que o terreno não é bom, pois tem muito barro. estou pensando em fazer uma baita poda quando acabar a floração e tirar algumas estaquias e plantá-las em vasos grandes.
    Ajude-me, por favor.

  2. Minha alamanda amarela está amarelando as folhas das pontas, depois caem e a ponta fica preta, parou de dar flores. o que será que pode ser? Está plantada em um vaso muito grande de 80x80x80.

  3. Tenho alamanda roxa e os galhos murcham e caem, qual praga ou doença de ser e como controlar?

  4. Pingback: Em Geral » Alamanda em novembro/08

  5. Oi Tania,

    É bem provável que sua planta esteja infestada de cochonilhas, que são pragas muito pequeninas e bastante comuns. Aqui em casa eu já encontrei cochonilhas de vários tipos. Algumas tem uma espécie de carapaça, outras não. Há pretas, verdes, brancas, rosadas.. algumas são durinhas, outras tem o corpo molengo parecendo algodão. A olho nu algumas cochonilhas se parecem com um pó branco, então acho que você vai conseguir preservar sua alamanda tratando-a com veneno contra cochonilha.
    No meu caso, sempre fui meio contra ficar usando veneno em minhas plantas. Por isso, no início, eu usei muito óleo mineral, sabão de côco, fumo e outras receitas caseiras. Depois, conversando com um agrônomo, fiquei sabendo que o fumo pode trazer doença pra planta.E ainda, no dia-a-dia, vi que estas soluções caseiras não são nada eficientes, muito menos práticas. Depois, conversando com um rapaz que vende flores em uma feira daqui de BH, ele me orientou a usar o veneno de nome DIAZINON. É barato (o pacotinho do pó que dá pra usar em muita planta custa 5 reais), mas, claro, tratando-se de veneno, é bom tomar todos os cuidados quando da aplicação. Quando fui comprar o produto em uma grande floricultura daqui de BH, também nos disseram que este é o melhor veneno para matar cochonilhas, apesar de ele ser vendido para aplicação em porcos e gado no controle de sarna e outros parasitas. Não corta sua alamanda não.. faça duas aplicações deste produto com um bom aspersor (com um intervalo de uma semana) e vê se resolve. Uma dica é também jogar um pouco do veneno no chão, pois algumas cochonilhas podem cair da planta na hora da aplicação e depois subir novamente, pelo vaso.
    Abraços, espero que dê certo.
    Ela

  6. Oi! Tenho uma alamanda roxa aqui na praia e está infestada de um pó branco. As folhas estão caindo e o caule está murchando. Já dei banho no caule com sabão de coco e também aplicamos fumo em rama e nada gente. Ela brota e com ela volta o pó branco..
    Estou quase fazendo uma poda radical

Deixe uma resposta