Sementes de alamanda

A alamanda é esta planta aqui. Sempre lindona e viçosa. E se você está se perguntando de onde surgem suas sementes, chegou ao lugar certo.

Há mais ou menos uns 5 meses brotaram nos galhos da alamanda rosa (na amarela não demos notícia) estas bolotas espinhosas, verde clarinhas e espinhosas. Vasculhando a rede, descobri que, na verdade, tal bolota é um fruto em forma de cápsula, que, quando amadurece, torna-se rígido, escuro e abre-se em dois (bivalve), liberando um certo número de sementes. Os espinhos que também eram macios tornam-se bem rijos.

Abaixo, na primeira foto, o fruto ainda verde e na segunda e terceira fotos o fruto já aberto e algumas sementes esperando o vento e a força da gravidade atuarem. Afinal, para elas, é só o início de uma longa jornada. Se alguma delas vai encontrar ou não uma terrinha para brotar é que são elas.

As que caíram na nossa varanda, como não poderia deixar de ser, já foram agraciadas. Só não sei se vão vingar.

Fruto da alamanda

Sementes alamanda

fruto alamanda aberto

a semente alamanda

semente alamanda

21 comentários sobre “Sementes de alamanda”

  1. Que eu saiba ela não fez nada disto. Penso que não precisa, já tive mudas espontaneas aqui em casa sem algodão ou geladeira! Abraços.

  2. A amarela tbm tem uma semente ela é grande verde escura estou ansiosa pra que ela amadureça mais a mais de um mês eu espero ela é muito especial pra mim a alamanda amarela uma verdadeira filhinha.Ganhei outra amarela mais as flores são maiores a mudinha nova já me presenteou com duas flores

  3. Sua irmã plantou a semente diretamente na terra ou fez o processo de geminação como o da uva?
    Ou seja pondo no algodão e deixando na geladeira por um tempo?

  4. Antônia, desculpe pela demora em te responder. Então, as sementes de alamanda germinam sim. Não posso precisar o tempo pra você, mas pense que há mais ou menos uns 3 anos eu dei várias sementes para minha irmã e hoje ela já tem uma planta de tamanho considerável, que já dá até flor. Abraços!

  5. A minha alamanda amarela tem um desses frutos…nunca tinha visto antes e fiquei bem feliz de encontrar este blog que esclareceu. Moro em SC e a alamanda aqui aguenta bem o frio!!!

  6. Infelizmente não sei te responder. Eu acho que elas são plantas bem diferentes apesar destas semelhanças a olhos vistos, sabe… A amarela nunca deu sementes mesmo. Um abraço, espero que consiga a resposta. Nos conte aqui! Abração.

  7. Eu e minha esposa temos paixão pela ALAMANDA ,temos na cor amarela , mas não temos muita sorte apesar dos cuidados que temos .
    Lemos q ela aguenta bem o sol e o calor,nossa pergunta é como reage ao frio no sul q é muito intenso com geadas e neves, e por que a AMARELA não gera sementes.
    agradecemos nos informarem sobre nossas perguntas,abração a todos

  8. Este fruto é um fruto seco do tipo: SILIQUA (que nem os de Jacaranda Mimose que tem muitos aqui no Rio Grande do Sul, Porto Alegre) beijos!

  9. Vi hoje este bolota na minha Alamanda e foi esclarecedora a informação do seu blog. Adorei as fotos.
    Obrigada.

  10. Pingback: Em Geral » O início de tudo

  11. Oi! puts bem legal essa informação… adorei… temos uma alamanda da AMARELA na nossa casa em Ibiuna… já vi essa coisinha verde cheia de espinho parecendo um maxixe.. e não sabia o q era… LEGAL

  12. Pingback: Em Geral » E a vida se renova

  13. Oi Rose, pois é, o engraçado é que na alamanda amarela não apareceu nenhum destes frutos. Já a rosa ficou cheinha, cheinha. Todo mundo que vem aqui em casa fica curioso. A chuva está chegando… será?? bjus, Ela

  14. Muito interessante, Ela.Sempre convivi com as belas flores desta planta e nunca, nunquinha vi suas sementes.Graças á vc, vou prestar a atenção, minha mãe tem uma alamanda no muro e prometo buscar pelas sementes, viu?
    Adoro sementes e estas me pareceram URUCUM, não é? Obrigada por me mostrar essas.
    Bjs, querida.
    Tá nublado…e as chuvas?

Deixe uma resposta