Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Arroz de forno com cobertura de ovo batido

Chegou a hora da refeição e nada de gostoso em casa? Claro, há  sempre a opção de fazer uma bela macarronada. Quem já visitou o Emgeral sabe bem como gostamos deste prato.

No entanto, se você tem um pouco de arroz pronto em casa, pra quê desperdiça-lo? Vá de arroz de forno!

Neste feriado, por exemplo, fiz primeiro um belo refogado e depois juntei o arroz dormido. Cobri com ovo batido (já já explico como o fiz) e levei ao forno por uns 10 minutos. Ficou bem gostoso e quebrou nosso galho.

Vejamos, então, a receita do arroz de forno:

Refogue em uma colher de óleo 2 cebolas, 3 dentes de alho, frango desfiado e toda sorte de restinhos da geladeira. No meu caso usei uma lata de milho, um vidro de cogumelos e azeitonas pretas (se eu tivesse ervilhas usaria). Tempere com um pouco de molho de tomates e deixe apurar o sabor. Acrescente caldo de frango, noz moscada e um tico de pimenta. Quando o refogado estiver suculento, junte o arroz e, de preferência, deixe esfriar.

Como visto, não coloquei a quantidade de sal. Mas é que, normalmente, o arroz de forno é feito com restos já temperados. Então, o cozinheiro deve ter bom senso. Talvez nem precise do caldo de galinha.

Para a cobertura: à parte bata 3 claras em neves bem durinhas e depois junte – sem bater –  as 3 gemas respectivas, fazendo um creme fino. Cubra o arroz (pelo menos morno, senão o calor começa  a cozinhar o ovo) e leve ao forno.  Quando estiver dourado, retire-o e aproveite.

O meu arroz de forno ficou bem molhadinho, do jeito que gosto. E, lembre-se, os ingredientes podem ser os mais variados, podendo ser carne de boi, frango ou mesmo vegetariano, abusando-se dos legumes.

2 comentários

2 comentários até agora

  1. rose junho 24th, 2010 19:08

    Voltei!!!!!!!
    Tava motinha de saudades daqui.Deusdocéu!Como é ruim ficar longe desse mundo virtual.
    Bjs, minha linda.
    Espero não ter mais problemas com a net…Ufa!

  2. rose junho 27th, 2010 15:34

    Um bom final de semana proces dois, viu?
    Bjs.

Leave a reply