Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Doce de ovos tradicional

Na minha infância era muito comum ter doces em casa. Na verdade sempre tinha; sempre. Era doce de leite, de frutas, cocada.. quando não tinha um doce específico tinha rapadura picada. Lembro-me muito bem do meu pai sentado vendo o jornal da noite roendo uma bitola de rapadura; ele era muito doceiro. E tinha também o doce de ovos.  Quando papai fazia era o sucesso do fim de semana. O doce de ovos dele ficava como carne moída. Era marrom, não tinha gosto nenhum de ovo. Era muito bom, era delicioso.

O problema é que papai já é falecido e não deixou escrita a receita do seu doce. Procurei na internet e todos os doces que vi não me pareceram com o dele. E então teve o dia que a saudade bateu e eu resolvi tentar fazer o meu próprio doce de ovos. 🙂

Como a receita do papai não rolou, peguei a da minha vó, mãe de mamãe, e resolvi testar. Quem experimentou disse que ficou idêntica a original. Mas eu achei – pelo meu costume atual de comer menos açúcar –  excessivamente doce.

De qualquer forma, eis a receita. O doce é tradicional e, para muitos, cheira e tem gosto de infância.

Ingredientes:

  • 1/2 litro de leite cru
  • 1/1 quilo do açúcar
  • 4 ovos

Como fazer: 

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e depois o leite. Despeje então na calda, que deve estar em ponto de fio (coloque cravos na calda). Pingue 1 gota de vinagre. Não mexa.

Detalhes importantes: retire a película das gemas antes de acrescentá-las às claras em neve; depois de acrescentadas as gemas bata muito bem para retirar o gosto forte característico. E depois que a massa for levada ao cozimento, na calda, e depois de adicionado o pingo de vinagre, não se deve ficar mexendo a panela. Quando notar que houve o cozimento desligue o fogo e deixe esfriar.

Nenhum comentário

No comments yet. Be the first.

Leave a reply