um blog sobre todas as coisas em geral

Mês: fevereiro 2021

Cenas de fevereiro de 2021

Legumes assados e carne na cerveja num domingo mais fresco.
Chegaram nossos livros de Maurice Leblan! 🙂
Livrinhos infantis muito legais. Surpresa com Lavoisier; não o conhecia como deveria!
Um dia especial em fevereiro.
Devia ter trocado essa toalha. Mas o jantar que a sogra mandou tava nota 10!
E mamis recebeu essa linda dia 18/02. Que bom!! Fiquei muito emocionada.
Comemos essa Feiju muito boa dia 21, domingão.
Refogado de legumes e cogumelos para o macarrão? Tivemos.

Mês tranquilo em casa, embora as notí­cias de aumento de casos de Covid assustem muito. Estou sem saber o que fazer com os meninos, que fazem aulas de esportes. Eles gostam e precisam ir; estão saindo praticamente apenas para isso. A aula dele é em espaço aberto, mas a dela não. Estamos melhorando as nossas máscaras, mas ainda vou decidir se eles continuam ou não…

Mas é isso. Não fizemos grandes programas, não deu. Reiniciamos as aulas, comemoramos um aniversário, comemos algumas coisas gostosas… eu li muito.. e isso tem me ajudado mais do que qualquer coisa. Enquanto leio, esqueço da vida real e ali não há doença, não há máscaras, não há problemas. Sou apenas a espectadora de outras vidas e mundo. Agora comecei a ler a Antologia do humor russo e estou gostando muito.

Uma única coisa foi motivo de grande alegria pra mim nesse mês de fevereiro. Minha mãe foi vacinada com a Coronavac, do Instituto Butantã. E receberá a segunda dose no dia 11 de março. Eu fico muito mais feliz e tranquila sabendo que ela – idosa – corre menos risco de vida e de hospitalização. Gostaria muito que essa vacinação fosse geral..

Hoje, último dia do mês, passamos o dia no clube, que estava vazio pelo tempo feio, nubladão. Mas os meninos adoraram. Encontraram a vizinha, correram, jogaram futebol, nadaram, comeram pastel e tomaram açaí­. Depois passamos na casa da minha irmã para levar uma coisa pra ela, passamos para dar um alô para a sogra, e viemos descansar. Já chegamos depois das 19 em casa. Exaustos.

Enfim, mais um mês. E já já comemoraremos um ano de quarentena (dia 18 de março para nós). Acho que cabe uma festa para brincar com as crianças. Aff!

Bolo de cacau

Esse bolinho é fácil de fazer e pouco doce. No meu caso, incluí­ uma caldinha pra adoçar a sexta-feira, mas se quiser comê-lo sem calda vai ver que é bem suave; só leva 1 xí­cara de açúcar, né?

Eu acho que deixei mais tempo no forno do que o necessário, mas ele foi aprovado por todos aqui. Com uma xí­cara de leite ou café… hum…

Você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1/2 xí­cara de manteiga
  • 1 xí­cara de leite
  • 1/2 xí­cara de cacau em pó (100%)
  • 1 xí­cara de açúcar
  • 3 xí­caras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal

Faça assim:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha e o fermento. Em um recipiente, misture o lí­quido batido í  farinha e, ao final, ao fermento.

Asse em forma com furo no meio (usei uma de silicone) untada com manteiga e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos. Desenforme morno.

A calda foi de brigadeiro um pouco mais mole. Delí­cia.

Bolos de chocolate

E teve o dia que fiz essa receita aqui de bolo de chocolate. Veja que ela leva duas xí­caras de açúcar e menos farinha de trigo. É deliciosa também. Mais fofinha por causa da maior quantidade de açúcar.

O bolo de iogurte também pode virar bolo de chocolate. É só juntar cacau na receita. Em breve posto a receita.

E o bolo de feijão com cacau também faz um bolo de chocolate maravilhoso.

Não se esqueça que batata doce e cacau também combinam. Teste!

Antepasto de tomates

Receita deliciosa. É uma espécie de patê de tomates ou antepasto de tomates. Fica perfeita para passar em um bom pão. Também quero testar como se fosse um pesto de tomates para usar no macarrão.

Você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 1 cebola pequena
  • 2 tomates grandes sem sementes e bem maduros
  • azeite
  • sal
  • 1 caldo knor (opcional, eu não usei)
  • queijo ralado a gosto.

Faça assim:

Triture e cozinhe os tomates com a cebola, o sal e o azeite como se fosse um molho. Quando estiver cozido e mais grosso um pouco, junte os ovos batidos (mexa bem) e depois o queijo. Não coloque o queijo com o molho muito quente, senão vai ficar dando muitos fiapos.

Detalhes:

Nesta receita aí­ (fiz ontem e comemos tudo com baguete), usei apenas um ovo e não usei o caldo knor. Coloquei também uma pitada de açúcar e joguei um fio de azeite ao final.

Os ovos são para dar uma engrossada e rola de colocar 2 também; fica bom.

Use um queijo de qualidade, senão estraga sua receita. Faça. Bom demais. Aqui minha filha morre de amores por esta pastinha. O rapazinho já não quis. Perdeu.. 🙁

Texto adaptado de Anna Karênina

Porque cargas d´água alguém leria um texto adaptado de Anna Karenina?

No meu caso, que já conhecia essa obra maravilhosa de Liev Tolstói, li apenas para relembrar os outros aspectos da história – que não o romance de Anna com Vronski e suas consequências – que já não estavam tão claros na cabeça.

Eu também queria relembrar especificamente alguns trechos do personagem Lievin, que, na minha memória, tinham sido excelentes. Meu personagem preferido, tá aí­. 🙂

Enfim, li rapidinho, até porque a linguagem dessa adaptação é bem direta. Como se fosse um resumo do livro. Gostei da experiência. Acho que a repetiria com O idiota ou com Crime e Castigo caso existam livros do tipo.

Mas, sinceramente, não indico para quem não conhece o texto original de Tostói; a leitura do texto integral é outra coisa… incomparável.

Detalhe: há 12 anos eu li em português a obra traduzida do francês. A próxima leitura vai ser o texto em português traduzido direto do russo. 🙂

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Fortalecendo o joelho enquanto isso.
Delação premiada em Hogwarts beneficia Comensal da morte.

Eu adorei o Cálice de Fogo. Acabei hoje. Li bastante durante o “Carnaval que não foi Carnaval”. Os personagens começam a crescer e os relacionamentos mudam de figura. O texto em si também fica um pouquinho mais pré-adolescente, mostrando que a autora foi desenvolvendo o argumento e acompanhando o desenvolvimento de seus leitores.

Achei uma gracinha o baile durante o Torneio Tribruxo e muito emocionantes todas as tarefas que os campeões das Casas tiveram que fazer.

O final do livro também é bem intrincado. Fico feliz porque os meninos leram e entenderam bem. í€s vezes eu até pergunto alguma coisa pra eles e eles me ajudam com alguma questão do enredo. #orgulho

Enfim, estou empolgada para ler o próximo livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix. Quer coisa melhor? 🙂

Bolo recheado para papai

Fizemos esse bolo a 6 mãos. Bolo de amendoim recheado com creme de gemas e coberto com ganache. Se desejar fazer,

Você vai precisar de:

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xí­cara de biscoito Maria triturado
  • 1 xí­cara de amendoins torrados e moí­dos
  • 1 colher de sobremesa de fermento.

Faça assim:

Bata tudo no liquidificador e coloque no forno para assar. Eu untei a forma e polvilhei farinha de trigo. Desenformou muito bem.

Depois….

Fiz um creme inglês para o recheio. Usei meia lata de leite condensado, 2 xí­caras de leite integral, 1 colher cheia de maisena (dissolvida no leite), uma gema sem pele e um tico de baunilha.

Quando esfriou, bati na batedeira e o utilizei no recheio, com ajuda do filhote. Na próxima quero acrescentar creme de leite nessa fase, vai deixar menos doce.

Depois….

A cobertura do bolo quem fez foi a filhota. Ela derreteu o chocolate meio amargo e depois colocou o creme de leite. Fez um ganache. Segundo ela, de acordo com o programa de culinária Mandou Bem. 🙂

Ficou bem bom. Da próxima vez vou ver o que faço para reduzir um pouco o doce. Talvez usar menos leite condensado no recheio, usar creme de leite na batedeira, como já falei… e usar também um chocolate mais amargo para o ganache. Vamos ver.

De qualquer forma, fizemos com carinho para alguém que amamos e que ama amendoim.

Bolo de maçã

Fiz e achei gostoso. O interessante é que é um bolo sem açúcar adicionado e sem óleo. Excelente para quem está se controlando no açúcar, precisa regularizar o intestino e quer, por exemplo, fazer um lanchinho saudável.

Não é um bolo doce, de forma alguma. E olha que eu coloquei bem mais uvas passas que o recomendado. Usei uns 60 gramas. Também não retirei a casca das maçãs e acho que fiz bem.

O gostinho lembra aquele ácido da maçã e o sabor é bem suave. Se desejar, coloque canela na massa, cardamomo, noz moscada.. talvez ele fique muito saboroso também se colocarmos uma boa colher de mel.

A propósito, a receita foi compartilhada por um grupo do qual eu fiz parte por um tempo, chamado Amigos do VP. Era um grupo que trocava receitas dos Vigilantes do Peso. Sempre com receitas ótimas, guardei várias para fazer ao longo da vida. Até hoje tenho um mundo véio de coisa guardada. Quando fizer algo legal, coloco por aqui. Adoro indicar e guardar receitas boas.

Você vai precisar de:

  • 4 maçãs sem casca
  • 3 ovos
  • 1 banana
  • 2 xí­caras de aveia grossa
  • 15 gramas de uvas passas
  • 1CS fermento

Faça assim:

Triture tudo no liquidificador, menos a aveia e o fermento. Depois junte os dois ingredientes, coloque na forma untada, polvilhe com canela e asse ate dourar.

Aproveite!

Bolo de fubá da cunhada

Bolo de fubá da cunhada

Ingredientes:

  • 1 copo de fubá
  • 1 copo de queijo (ou 1 pacote de 100g de parmesão);
  • 1 copo de leite;
  • 1 copo de óleo (pode diminuir um pouco, fica muito gordo assim);
  • 1 colher de pó Royal;
  • 3 ovos;
  • 1 copo de acúcar.

Faça assim:

Bata tudo no liquidificador, colocando por último o queijo e o royal. Esses dois últimos ingredientes devem ser menos batidos. Asse em forma de pudim.

No caso desse bolo eu piquei uns pedacinhos de goiabada na massa. Cuide de colocar a goiabada depois de toda a massa. Eu coloquei no meio e ela desceu toda para o fundo da forma. Ficou uma delí­cia, mas um pouco difí­cil de desenformar. Estou com a ideia de polvilhar fubá na forma, talvez ajude a não grudar.

Eu não sei bem que medida é essa de 1 copo.. kkkk Eu peguei um copo de 350ml e fiz uma marca mais ou menos nos 300ml. A ideia é usar as medidas iguais para todos os ingredientes. Deu super certo e esse bolo é simplesmente delicioso. Façam.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén