Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Férias na Bahia – o Pelourinho

Sempre tive muita vontade de conhecer o Pelourinho e, podes crer, ele não nos decepcionou. O lugar é maior do que eu imaginava. Andando por suas ruas, parece estarmos bem longe daquela capital movimentada. O ritmo é diferente, mais lento mesmo, como se estivéssemos no interior.

Para quem estiver de carro em Salvador e for ao Pelourinho durante o dia, sugiro que deixe o carro no estacionamento que fica quase em frente ao Cineclube; o preço é justo e você ficará livre de flanelinhas te amolando. Se você for à noite, deixe o carro dentro do Pelourinho mesmo, é mais seguro. Ou vá de taxi, um pouco caro em Salvador.

Pois então, para chegar até o Pelourinho, saindo deste estacionamento, você passará pela praça do Elevador Lacerda. Inúmeros vendedores te abordarão presenteando com fitinhas do Senhor do Bonfim. Recuse educadamente. Se aceitar, terá um sujeito chato no seu pé até que você compre alguma bugiganga. Nós tínhamos lido isto no site O Viajante e acontece mesmo. Como estávamos previnidos, não houve aborrecimentos.

Fomos ao Pelourinho duas vezes e na primeira comemos uma deliciosa moqueca de camarão no restaurante Odoya, que fica no Terreiro de Jesus. Durante a outra visita estivemos na Fundação Casa de Jorge Amado e rodamos bastante as lojinhas de artesanato do lugar.

Vale aqui fazer uma ressalva sobre a passagem rápida de Raul Castro pelo Pelourinho enquanto estávamos lá. Foi curioso ver a movimentação da Polícia Federal, aquele estardalhaço todo, sendo que quase ninguém sabia quem era aquele senhor sorridente. Como não gosto de ditadores, a menção ao sr. Raul  foi feita tão somente para formalizar meu desprezo por todos eles.

Enfim, o Pelourinho é como se fosse uma Ouro Preto gigante dentro de uma capital gigante, o que é fantástico. Fica apenas nosso apelo para que o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador lhe dê um pouco de atenção: ele merece.  Ele merece.

45 pelourinho

51 pelou

134 pelourinh

135 pelo

58 moqueca

57 moqueca

8 comentários

8 comentários até agora

  1. Xico Lino Silva agosto 13th, 2009 00:15

    Eu também almocei no Restaurante Odoyá .
    Comi uma Moqueca de Ostra Gigantes, sensacional.
    Nunca tinha visto ostras tão grandes, muito bom e gostoso.Recomendo.
    O guia me falou e realmente tive a impressão que a Prefeitura já esta tratando melhor o lugar.
    Abraços,
    Xico

  2. robertobahia agosto 14th, 2009 08:46

    Dá neles negão,é mistér que o pelourinho é o epcentro de
    de um legado energético afr-centrico, por maior que sejam
    as forças antagonicas êsse Titã negroide sobreviverá.

    Saudades neles nêgo……………

  3. joraju agosto 14th, 2009 09:38

    o restaurante Odoya e muito bom e tambem de noite tem musica en vivo, ali comi um delisiosa carne do sol tipica nordestina, RECOMENDO!!

  4. andré agosto 14th, 2009 10:11

    O restaurante odoya é realmente uma das melhores opções gastronômicas do Pelourinho. Sou cliente assíduo de lá e posso afirmar isso com conhecimento de causa. 😉

  5. christian agosto 14th, 2009 14:26

    O que enriquece o restaurante ODOYA. Atendimento excelente, diversidade do cardapio, boa musica e o maitre 10. Parabens

  6. Dan/Bela agosto 14th, 2009 14:30

    Realmente, a situação em que se encontra o Pelourinho não é das melhores… Um bairro afrodescendente, histórico e plural em cultura, merece total atenção dos governantes responsáveis. Thic!

    Agora, mudando de assunto…

    Vocês já conheceram o paraíso localizado na Baía de Todos os Santos e encantos chamada de Ilha de Itaparica?
    …Se por acaso ainda não, deveriam conhecer a cidade de Itaparica. Para maiores curiosidades, acesse:

    http://www.coreseideias.blogspot.com

    Felicidades e paz, sempre!

  7. Ela agosto 14th, 2009 14:45

    Infelizmente não conhecemos a Ilha de Itaparica, mas tenho certeza que não faltará vontade para tanto! Deve ser linda! Abraços e obrigada a todos pela visita ao blog.
    Ela

  8. silvia agosto 16th, 2009 21:09

    olha o Restaurante ODOYA ficando famoso!realmente o ensopado de peixe com camarão de lá é maravilhoso…

Leave a reply