O doce de ovos é um doce originário da Pení­nsula Ibérica e é muito popular no interior do Brasil. Ele é feito de leite, ovos e açúcar, apenas. Papai fazia com maestria e até mandou fazer uma panela personalizada para o seu ‘doce de ovo’: era uma panela para fogão, mas que cozia em banho maria. Infelizmente, ele morreu e eu não aprendi a fazer com ele o doce que me fazia querer comer a panela, mas eu tenho dado meus pulos e tentado imitar o doce da infância.

Outro dia fiz um muito gostoso (esse aí­ de baixo mais clarinho). De outra feita fiz um outro com mais calda queimada. Nessa ocasião fui seguir uma receita e coloquei limão no lugar do vinagre. Gostei não. Enfim…

Você tem uma receita de doce de ovos? Como faz? Conta aí­? Aqui eu tenho feito da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 1 xí­cara e meia de açúcar
  • 6 ovos

Como fazer?

Daí­ você faz uma calda com um pouco desse açúcar. í€ parte bate o leite, o resto do açúcar e os ovos e depois joga na calda. Quando derreter a calda, pinga algumas gotas de vinagre e deixa cozinhar em fogo brando. Não precisa ficar mexendo toda hora, faça-o de maneira delicada. Quando o soro secar (o vinagre faz o leite talhar e separa o soro do leite), desligue o fogo e deixe esfriar.

Minha avó materna fazia esse doce com as claras em neve, mas eu não acho que faça muita diferença. Então desisti dessa prática :D.

Ah, nesse último – mais escuro – eu coloquei os ovos batidos separados do leite. Foi um teste, mas não vi diferença ao final. Prefiro bater todos os ingredientes primeiro.

Doce de ovos ou ambrosia – primeira experiência do ano
Doce de ovos ou ambrosia – primeira experiência de 2022
Segundo doce de 2022 – agora com limão no lugar do vinagre
A calda tinha ficado bem escurinha
Mexe pouco
Carne moí­da ou doce
Comi demais

Então.. você já fez? Conta aí­.