Quando nos aproximamos mais dos geiseres, nos avisaram que já houve mortes no local, em razão da imprudência e/ou desconhecimento de alguns. Os turistas chegaram muito perto das crateras e foram pegos no susto pelos jatos d´água ferventes. Atordoados, caí­ram na água e, infelizmente, não resistiram í s queimaduras.

Sinceramente, não tivemos como comprovar estas informações, que nos foram passadas pelo guia, mas que as crateras são grandes e cabem facilmente algumas pessoas, isso cabem.

Um geiser, dos bem grandes, fora rodeado de pequenas pedras, para que ninguém dele se aproxime além da conta. Algumas pedrinhas formam letras anunciando o perigo e a proibição de ultrapassá-las. O guia avisa ter sido ali que os turistas se estrupiaram e a gente fica com aquela cara de desconfiança, de quem acha que qualquer pessoa com QI > -1 não iria se aproximar tanto daquelas panelas de pressão.

De toda forma, nos folhetos explicativos que nos foram entregues na entrada do parque, nos avisam dos riscos de de aventurar muito perto dos geiseres. Nos dão informações sobre primeiros socorros e fazem muitas, mas muitas recomendações. Daí­, acho eu que as mortes podem, sim, ter ocorrido, e não serem apenas conversa para assustar turista.