Torta de frutas 1 Torta de frutas 2 Torta de frutas 3

Para festejar os dois aninhos de meus meninos, encomendamos duas deliciosas tortas de frutas. Veja a carinha delas.

E eu, metida que sou, resolvi que poderia pelo menos tentar fazer uma parecida. Destrinchei com cuidado a torta encomendada e vi que os ingredientes são basicamente: tâmaras, bananas, peras, damasco, abacaxi e 3 ameixas para enfeitar.

Saí­ para comprar os ingredientes e na semana passada mesmo fiz meu teste.

Usei uma forma redonda refratária forrada com papel manteiga e alumí­nio e nela fiz as camadas: a primeira de bananas caturras, a segunda de peras fatiadas e a terceira de um pouco de creme de damasco (damascos secos triturados com um pouco de água) . Enfeitei com 3 rodelas de abacaxi e no buraco do miolo eu coloquei uvas passas. Vale lembrar que na torta comprada havia ainda uma primeira camada de tâmaras finamente cortadas. Em seguida vinham as bananas e as peras…

Depois de assada (ficou umas 3 horas no forno fraco) desenformei, passei farinha de castanha nas laterais e levei í  geladeira. Só comemos umas 12 horas mais tarde.

A banana supitou, entornou, sujou o forno, queimou a forma… mas, apesar disto tudo e de ter ficado muito mais fina do que a original, ficou tão saborosa quanto.

Pode falar: ficou ou não bonita? Com certeza estava gostosa.