Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Café sem açúcar, por favor.

café sem açucar

Engraçada demais a reação das pessoas quando digo que tomo café sem açúcar. Uns fazem cara feia, outros desconfiam, mas poucos concordam. Sim, eu gosto de café sem açúcar; acho que é a única forma de se apreciar o sabor verdadeiro do café.

Isto não quer dizer – é óbvio – que eu não goste de café com açúcar. Gosto muito também. Como disse outro dia, café é bom de qualquer jeito; só não pode ser ralo, velho ou com adoçante. Ou seja, as bebidas que levam café são quase sempre muito boas, mas isto não impede que o cafezinho genuíno, aquele purinho coado na hora (ou o espresso) deva ser consumido puro.

Outro dia, numa cidade do interior de Minas, na cafeteria da foto, pedi um espresso e a atendente não se conteve.
“- Moça, mas você é a única mulher que já pediu café sem açucar aqui. Só homem gosta disto! E olha que são poucos, eim!”

Achei graça e, mesmo vendo que seria inócuo, tentei por alguns segundos explicar o porquê da opção. Ela riu, falou que eu era doida e que o seu café era bem adoçadinho. Em seguida, com a graça do sotaque mineiro do interior, saiu falando baixinho coisas a meu respeito.

Mas o mais legal é que as pessoas provem o café sem açúcar. De preferência um bom café, um café de boa qualidade. Se da primeira vez for um pouco estranho, se for amargo demais, que insistam um pouco, pois nosso paladar se acostuma com determinados sabores e tende a rechaçar os que não nos são familiares, como, por exemplo, o sabor amargo do café.

Tenho certeza que muitos dos que fizerem o teste passarão a aproveitar o café de um jeito diferente. Sem, claro, deixar de lado todas as outras modalidades da bebida. Afinal, o ideal é ampliar, reconstruir experiências, e não abandonar as que já triunfaram!
🙂

8 comentários

8 comentários até agora

  1. Alexandre Janeiro 27th, 2010 09:27

    Eu sempre tomava café com pressa e não colocava açucar pra não demorar mais com o tempo começei a toamr café sem açucar sempre.

  2. Adriano Pereira de Oliveira outubro 29th, 2011 13:44

    Comecei tomar café sem açucar faz uns 30 dias. Já emagreci três quilos. Estou gostando muito. Estou me sentindo mais leve. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP. tapiradri@gmail.com

  3. Henrique dezembro 30th, 2011 02:10

    A melhor pedida para apreciar o verdadeiro sabor de uma das mais populares bebidas do mundo, sem açúcar claro, e engraçado você ter dito isso, as pessoas estranham completamente o fato de você não colocar o ” bendito ” açúcar, rs, e o curioso é que depois que comecei a tomar sem açúcar não consigo mais tomar ele com, fica um doce excessivo, hoje em dia sou radical, açúcar no café jamais, estraga meu café, prefiro não tomar mesmo, gosto é gosto não é mesmo, vai entender, rs !

  4. vanderlei Fevereiro 6th, 2012 22:53

    Eu tambem tomo cafe sem açucar , nao gosto de doce , se quiser mais uma dica , eu tomo o cafe sem açucar e em alguns casos faço o cafe com uma planta chamada cordao de frade e uma maravilha , deixa a gente novo e bem disposto.

  5. Ela Fevereiro 14th, 2012 07:23

    Obrigada! Experimentaremos. Volte sempre.

  6. Cassio Raposa novembro 14th, 2012 19:25

    Quando criança tomava muito café pois passava muitas horas diariamente no local de trabalho de minha mãe – uma escola – e o café da sala dos professores era a única opção “for free” além de água. Era um xarope só e mesmo ainda novo achava meio nojento a quantidade de açucar.
    Na adolescência não acompanhava mais minha mãe, de forma que o cafpe sumiu do menu, retornando somente na vida adulta.
    A primeira vez que decidi, já mais velho, preparar um café, foi impulso por ele ter vindo na cesta básica :).
    À primeira xícara adicionei açucar. Tomei um gole, pensei “por que diabos adocei isso?”, joguei fora e tentei novamente, agora com o café puro. E então descobri como todos os cafés deveriam ser tomados. Tudo fez sentido!
    Café mesmo só puro.

  7. Ela novembro 14th, 2012 19:41

    Café puro é bom demais!

  8. Ela novembro 30th, 2012 15:22

    Nada como aprender isto, né? Volte sempre. 🙂

Leave a reply