Em Geral

Um blog sobre todas as coisas Em Geral

Meu frango preguento do Bento!

Outro dia fomos no restaurante Xapuri e pedimos dois pratos. Um foi o “Porco, Porco, Porco”: deliciosas carnes de porco preparadas de 3 jeitos diferentes, mais espigas de milho assadas. O outro foi 1/2 “Frango preguento do Bento”, também  maravilhoso.

Daí que eu resolvi repetir o frango preguento aqui em casa e ficou divino também.

Vou pedir desculpas porque não tirei foto do prato ao final. Já estava muito cansada da cozinha e simplesmente me esqueci. Mas pelas fotos que postei e pela receita detalhada você terá uma boa ideia de como ficou.

O frango preguento original leva no molho pés de frango assados (o colágeno dos pés faz o caldo ficar uma ‘coisa’ boa), mas eu não cheguei a procurar pé de galinha. então usei sobrecoxas e contra coxas mesmo (podia ter usado  partes menos nobres, já que não se aproveita a carne). Outro detalhe é que não anotei as quantidades dos ingredientes, fiz de cabeça mesmo, de acordo com minha preferência. Como foram mais de 3 quilos de frango abusei de tudo, do alho, da cebola, dos temperos.. Não tem erro. Confie no seu instinto.

Ah, a receita é feita em duas partes. Primeiramente você começa a fazer o molho e o deixa fervendo e apurando por bastante tempo. Enquanto isso você tempera bem o frango. Ele vai ser frito em imersão antes de receber o molho.

Vamos lá:

Para o molho você vai precisar de:

  • óleo
  • alho
  • cebola
  • bacon
  • alho poró
  • cenouras
  • tomates
  • bastante cheiro verde
  • 1 quilo de frango para o molho (pode ser qualquer parte; usei contra coxa)
  • 3 quilos de frango (use as partes que mais gostar, eu fiz com contra coxas e sobrecoxas)
  • temperos de sua preferência.

Como fazer o molho do frango preguento:

Aqueça uma panela, adicione óleo e doure bem o alho e a cebola. Adicione o bacon picadinho, frite e depois adicione a cenoura e o tomate picados. Deixe ferver até que se forme um molho pedaçudo. Adicione o frango do molho, junte o alho poró e o cheiro verde. Junte todos os temperos de sua preferência. Agora é deixar o caldo engrossar bastante. A carne se soltará dos ossos e os demais ingredientes vão praticamente derreter. Vá mexendo e adicionando água para não secar demais.

Como fazer a carne propriamente dita

Frite as partes já bem temperadas em imersão e reserve em um prato com papel toalha para escorrer o excesso. Se não quiser fritar, pode preparar o frango em panela de pressão, deixando-o bem douradinho depois.

Os finalmentes

Depois que o molho estiver bem grosso e encorpado você deve coá-lo. Passe o molho numa peneira grande ou em pano próprio. Coloque então o frango frito no molho pronto. Sirva com arroz branco e se delicie. 🙂

Não vou mentir: este frango deu um trabalho do cão. Mas é que fiz uma quantidade grande, para o almoço do aniversário de minha mãe. Penso que se for feito para menos gente é ok de se fazer.

E se não animar de ir pra cozinha, vai lá no Xapuri experimentar. O restaurante não é barato, mas a comida é boa. Pra quem não é de Minas Gerais e curte uma comidinha mineira de qualidade, lá é um restaurante bem típico.

Nenhum comentário

No comments yet. Be the first.

Leave a reply