A receita deste kibe é fácil, muito fácil. E ele fica delicioso, além de super leve. Recomendo a todos, mesmo aos que amam carne, testá-la. Serve tanto para o almoço quanto para o lanche. Acompanha salada.

Vamos aos ingredientes da massa:

1 xí­cara de proteí­na de soja texturizada
1 xí­cara de trigo para kibe
1 tomate sem pele
2 ovos
2 colheres de farinha de trigo
1 tablete de caldo de legumes (ou carne ou galinha)
Temperos a gosto: salsa, cebola, alho, sal, pimenta.. o que tiver em casa.
1/2 de xí­cara de hortelã fresca

Ingredientes do recheio:

1 tomate, uma abobrinha pequena, palmito a gosto, azeite e sal

Modo de preparo:

Hidrate a proteí­na de soja em 2 xí­caras de água fervente. Deixe por 20 min e depois lave bem. Escorra a água e passe a soja por uma peneira, retirando o excesso de água. Deixe também, separadamente, o trigo para kibe de molho por 20 minutos.

Bata todos os temperos no liquidificador com o tomate, o hortelã, a cebola e o caldo dissolvido em um pouquinho de água quente. Reserve.

Escorra também o trigo, apertando com a mão para retirar toda a água. Junte í  soja em um refratário, acrescentando o resto dos ingredientes e o tempero preparado no liquidificador. Misture bem e regule o sal.

Preencha com o kibe a metade de uma fôrma untada com azeite, coloque o recheio (todos os ingredientes picados, crus) e complete com o resto da massa. Regue com um pouco de azeite e leve para assar em fogo médio baixo por cerca de 30 min.

Se quiser, cubra a massa com queijo. Detalhes: fiz a receita dobrada para completar este pirex grande da foto. E.. no recheio vale tudo. Dê asas í  imaginação.