A proposta desta semana no VP é fazer uma boa faxina na casa, verificando se há boas condições para o emagrecimento. Porque precisamos adaptar o ambiente em que vivemos para facilitar a mudança de nosso estilo de vida.

E como fazemos isto, na prática?

Podemos descartar guloseimas que estão í  mostra ou guardá-las em locais de difí­cil acesso. Juntamente, podemos colocar frutas e legumes bem disponí­veis na geladeira, já limpos, lavados, cortados, prontos para o consumo. Uma boa ideia é colocá-los em recipientes transparentes, para que chamem a atenção ou, por exemplo, já deixar peras e maçãs lavadas e embrulhadas em papel alumí­nio. Na hora de sair de casa, o lanche já está pronto.

A fruteira pode ser uma aliada, sendo deixada bem í  mostra em local de destaque da casa. Bombonieres, potes de biscoitos doces e baleiros, por outro lado, devem ser escondidos.

Ou, melhor, retirados de casa. E é tolice acharmos que os outros integrantes da famí­lia precisam destas guloseimas. Principalmente quem tem criança deve ensiná-las desde cedo que tais belisquetes devem ser consumidos muito de vez em quando. Na rua, na casa da avó, numa viagem.. Estes alimentos pouco nutritivos e muito calóricos não precisam fazer parte da dieta de ninguém, seja ele criança ou não.

Uma dica minha (e que também já vi nos informativos Vida Light) é etiquetar os produtos industrializados com o número de pontos por porção. Facilita o dia-a-dia e nos alerta quando do consumo de uma coisa ou outra. Já fiz isto várias vezes  com os potes de biscoitos e também com porções de comida congelada que eventualmente compro.

Bom, a reunião desta semana foi basicamente sobre a organização dos ambientes e o informativo trouxe também o dado de que é mais fácil controlar o que se come em um ambiente organizado, de forma geral. Ou seja, além de organizar a cozinha, organize seu quarto, seu escritório, sua sala.. Deixe í  mostra itens que estimulem hábitos saudáveis, descarte roupas que não servem mais. “Arrume a bagunça para diminuir o estresse”. E fique firme no seu propósito.