Fizemos dia destes um ragu de boi que ficou muito gostoso. Foi inspirado no molho de um macarrão que comemos na rua e, olha, não deixou nada a desejar daquele lá. Se você nunca fez ragu, saiba que é fácil pra caramba.
Vou postar a receita de um tradicional, que combina carne moída de boi e carne de porco em pedaços. No meu caso, usei o que eu tinha no dia, o que seja: carne de boi picada e bacon em pedacinhos. No lugar do vinho, usei cachaça. No mais, usei todos os outros ingredientes. Você também pode inovar, penso que não tem como ficar ruim.
Ingredientes
- 1 cebola grande picada
- 1/2 xícara de chá de azeite
- 2 talos de salsão
- 1 cenoura pequena picada
- 4 dentes de alho
- 300 grs de carne moída de boa qualidade
- 300 grs de lombo ou pernil picadas
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- 1 colher de chá de páprica doce
- 1 colher de chá de noz moscada
- 2 folhas de louro
- 4 folhas de manjericão
- 1 xícara de chá de salsinha
- 1 quilo de tomates sem semente
- 1 lata pequena de extrato de tomates
- 1/2 xícara de chá de vinho branco
- 2 cubos de caldo de carne (não usei)
Então: refogue o alho e a cebola no azeite, deixe dourar. Depois junte as carnes picadas, deixe dar uma seladinha nos pedaços. Junte o vinho (ou a pinga), deixe cozinhar mais um pouco, junte os temperos, os tomates, o extrato e todos os demais ingredientes.
Agora é só deixar cozinhar bastante até que as carnes estejam bastante macias, desfiando ao mexer. O caldo não é ralo e sim grosso, bastante encorpado. Acerte o sal.
Nós comemos este ragu com angu, mas você pode utilizar em uma boa massa, comer com pão, com arroz, batatas.. fica tudo delicioso.
Deixe um comentário