A grande história da evolução é uma mostra da árvore genealógica da vida. O autor parte de onde estamos hoje e vai passando por 40 entroncamentos de ancestrais e peregrinos que vêm de outros ramos até chegar há 4 bilhões de anos, na origem da vida.

É uma longa narrativa, portanto, que nos leva ao ancestral comum de todos os seres vivos da Terra, em uma história complexa e, pelo menos pra mim, bem difícil.

Algumas coisas me deixaram intrigada: eu não sabia que ainda não se definiu o porque andamos sobre dois pés ou porque perdemos a cauda.. achei interessantes as informações sobre hemofilia (não sabia que existia mulher hemofílica).. eu achava que coelhos eram roedores..

Dawkins fala sobre racismo na biologia quando explica que os gorilas foram, por muito tempo, vistos como violentos (o que não condiz com a natureza desse animal) e nos mostra que somos muito, mas muito parecidos com aqueles que entendemos diferentes.

Não consegui ler o livro inteiro. Pulei algumas partes. Penso que esse livro é uma enciclopédia da vida para mais que ler e reler: consultar sempre. E, de qualquer forma, indico ler primeiro O maior espetáculo da Terra primeiro. E depois esse. Acho que a experiência fica mais completa.