Todo ano sou “obrigada” a fazer esta beringela para o Natal. Quem experimenta gosta, pode acreditar. É ideal para servir de entrada na ceia (com pão sírio ou torradas) ou mesmo junto com uma boa salada verde.
Então, vamos logo a ela, pois ainda dá tempo de prepará-la para hoje í noite. São 4 beringelas médias, 2 cebolas grandes, 150 gramas de passas, 300 gramas de castanhas do pará picadas, um copo de azeitonas picadas, um copo de vinagre, um copo de azeite, 2 colheres de sopa bem cheias de orégano e uma colher de sal.
É só picar tudo, espalhar de preferência num tabuleiro mais fundo, para o azeite aderir bem í receita e cobrir com papel laminado. Leve ao forno e espere o cheiro delicioso invadir a casa. O tempo vai depender muito do forno; logo, retire o assado apenas quando a beringela estiver bem cozidinha. Daí é só servir quando estiver fria.
Esta receita dura bastante tempo na geladeira e quanto mais tempo curtida melhor. Fica divina num pão sírio besuntado de pasta de grão de bico, requeijão, tabule e tudo quanto mais você desejar. A minha está pronta desde segunda-feira e estou me segurando para não comê-la toda.
ANA MARIA
uma DELÃCIAAAAA EU JÃ FIZ.