Instruções para enfrentar o mau tempo, por Alejandro RobinoÂ
Em primeiro lugar, não se desespere.
E em caso de agitação não siga as regras que a repressão quiser impor.
Refugie-se em casa e feche as trancas quando todos os seus estiverem a salvo.
Compartilhe o mate e a conversa com os companheiros,
os beijos furtivos e as noites clandestinas com quem lhe assegure ternura.
Não deixe que a estupidez se imponha.
Defenda-se.
Contra a estética, ética.
Esteja sempre atento.
Não lhes bastará empobrecê-lo, e vão querer subjugá-lo na sua própria tristeza.
Ria ostensivamente.
Tire sarro: a direita é mal comida!
Será imprescindível jantar juntos, a cada dia, até que a tormenta passe.
São coisas simples, mas nem por isso menos eficazes.
Diga para o compa: bom dia, por favor e obrigado.
E tomar no cu, para os de cima.
Atire tudo o que puderes, mas nunca sozinho.
Eles sabem como emboscá-lo na solidão desprevenida de uma tarde.
Lembre-se que os artistas serão sempre nossos.
E o desprezo será eterno para o bando de impostores que os acompanham.
Tudo vai ficar bem se você me ouvir.
Sobreviveremos novamente, estamos prontos.
Cuidemos dos jovens, que “eles†vão querer podá-los.
Só é preciso preparar-se bem e não amesquinhar amabilidades.
Devemos ter sempre í mão os poemas indispensáveis, o vinho tinto e o violão.
Sorrir aos nossos pais, como vacina contra a angústia diária.
Ser generosos com os amigos.
Não confundir os ingênuos com os traidores.
E, mesmo com estes, ter o perdão quando acabarem com suas ilusões.
Aqui ninguém sobrará.
E, para isto, ser perseverantes e tenazes,
escrever religiosamente todos os dias, todas as tardes, todas as noites.
Ainda que sustentados na teimosia se a fé desmoronar.
Nisso, não haverá trégua para ninguém.
A poesia dói para esses filhos da puta!
Alejandro Robino é dramaturgo, diretor de teatro, professor, escreveu desde 1991 mais de dez peças teatrais e dirigiu mais de vinte espetáculos. Suas peças foram estreadas e publicadas na Argentina e no exterior, além de obterem prêmios na especialidade. Ele leciona na Universidade de Buenos Aires,  no Teatro del Pasillo e em sua oficina privada. De contínua atividade pedagógica itinerante em seu país e no exterior, ditou inúmeros cursos, oficinas e seminários nas disciplinas: atuação, direção, dramaturgia e análise textual.
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