Estava pensando em como a beringela/berinjela é versátil e em como a utilizamos constantemente em casa. Pesquisando na net, li que é digestiva e laxante, sendo um fruto (como o tomate) muito rico em nutrientes. Normalmente a comemos em conserva ou assada no molho de tomate.
Ela pode ser colocada (picada miúda) no molho í bolonhesa. Vai cozinhar, sumir e encorpar de um jeito saudável o prato. A dica é boa para quem quer reduzir a quantidade de calorias da refeição.
De qualquer forma, iniciei o assunto justamente para compartilhar a receita da pasta de beringela defumada que fiz hoje, enquanto terminava o almoço. A receita é tão fácil que vale a pena.
Basta que você finque a beringela em um garfo ou faca, levando-a í chama do fogão até que fique bem macia por dentro. A casca pode queimar, não se preocupe. A queima da casa, inclusive, é que confere o gostinho de defumado í pasta. Quando a beringela estiver bem macia e a casca bem queimadinha, retire a polpa e a triture com alho, sal e azeite. Fica uma delícia com pão árabe e pasta de grão de bico.
Pra quem não tem muita experiência com a beringela, lembre-se que ela combina bem com: azeite, alho, tomate, queijos, azeitona, alcaparras, cebola, tomate, orégano, shoyo.. e com mais o que der na telha.
Deixe um comentário