Temos usado o iogurte de kefir aqui em casa há mais de 2 meses. Eu e Ele temos nossas canecas de iogurte diário e, vez ou outra, a pedidos, o fornecemos aos meninos. Prefiro fazer assim: deixo que eles nos vejam comendo as coisas boas/saudáveis e eles se interessam naturalmente. Não gosto de ficar forçando nada. Com isso eles tem aprendido a comer de tudo. Uma gracinha.
Pois então… de vez em quando enjoamos de tomar o iogurte e, então, preparamos o creme de iogurte, que se parece com uma coalhada seca. Se depois é adoçado fica tipo um iogurte grego. Você pode colocar mel, açúcares, geleias ou apenas frutas picadas mesmo. É um creme mais azedo e bem grosso. Então tem quem nele adicione um pouco de creme de leite. Fica bem bom.
Já usamos o creme como coalhada seca para fazer sanduíche árabe. Totalmente aprovado também.
Pois bem: o creme de kefir é simplesmente o iogurte ou coalhada de kefir coado. Pegue o iogurte e o deixe sendo coado de um dia para o outro dentro da geladeira. Em 24 horas você terá dois produtos: o creme e o soro, que não deve ser desprezado. Este soro tem alto valor nutritivo, não jogue fora. Utilize para fazer vitaminas, panquecas, waffles, biscoitos, bolos e até regar suas plantas.
A propósito, já fiz um bolo com este creme que ficou muito gostoso. Você não terá propriedades probióticas, pois kefir não deve ser aquecido, mas o bolo vale a pena, pode apostar.
1 Pingback