Se tem um prato rápido de fazer, gostoso e super prático é o cuscuz temperado. Os ingredientes podem ser armazenados com facilidade e na hora do aperto você tem í mão tudo o que precisa para uma receita que surpreende a todos.
No caso, eu conservo o cuscuz seco no congelador. Desta forma você mantém o produto por mais tempo. O resto dos ingredientes também são de armazenamento prolongado, ou seja: nozes e uvas passas. Azeite, cebola e  alho nós costumamos sempre ter em casa. Aqui, no caso, eu também usei dois outros produtos, o bacon e a abobrinha. Mas se eles forem retirados não há nenhum problema; fica gostoso do mesmo jeito. Você também pode adicionar diversas outras frutas secas, tipo damasco, ameixa.. ou trocar a abobrinha por beringela/berinjela, refogando-a bem no alho antes de juntar o cuscuz hidratado.
Mas vamos lá. Para esta minha receita você vai precisar de:
- 300 gramas cuscuz seco
- 1 + 1/2 caldo de galinha
- 700 ml de água fervente
- azeite para refogar (usei bastante :0)
- 4 dentes alho
- cebola (usei uma e meia)
- 50 gramas de bacon picado
- 150 gramas de nozes picadas (castanha do pará fica ótima)
- 1 abobrinha média picada
- 200 gramas de uvas passas (qualquer uma ou misturada)
Então, faça assim:
Hidrate por uns 10 minutos o cuscuz seco na água fervente, onde você já terá derretido o caldo de galinha (se você usar um caldo natural ficará bem melhor, aposte). Numa panela a parte refogue no azeite o bacon, o alho, a cebola até tudo ficar bem douradinho. Junte as passas, o bacon, as nozes e a abobrinha. Refogue mais um pouco. Junte, por fim, o cuscuz hidratado, mexa bem e acerte o sal. Se desejar tempere com mais algum temperinho de sua preferência. Eu coloquei um pouco de pimenta do reino ralada na hora.
Deliciosa, esta receita é muito rápida. Sirva com carnes ou coma pura mesmo. Vale a pena.
Ah, serve umas 6 pessoas. Embora eu queira comer tudo sozinha. 🙂
1 Pingback